Câmara Municipal de Fortaleza homenageia Curso de Música da UECE com a Medalha Lauro Maia

22 de novembro de 2012 - 04:41 #

O curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE) é a instituição de ensino a ser homenageada pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), nesta quinta-feira (22/11), com a Medalha Laura Maia. Em sua 9ª, além da UECE, serão agraciados com a comenda o músico e compositor Fausto Nilo, o maestro Orlando Leite (in memorian) e o músico lirico Paulo Abel do Nascimento (in memorian). A solenidade de entrega da Medalha será às 19h30, no Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza. O reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, e o coordenador do curso de Música, Osvald Barroso, representam a Universidade no evento.

O vereador Guilherme Sampaio, que preside a Comissão de Educação e Cultura da Câmara, é autor do requerimento, que distingue os homenageados com a Medalha Lauro Maia.

Os agraciados foram escolhidos, no início de novembro, pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Fortaleza e representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Uece (maestro Poty Fontenele), da Secretaria de Cultura (Secult), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e Miguel Ângelo de Azevedo, conhecido como Nirez, que é jornalista, historiador, desenhista técnico aposentado e um dos mais respeitados pesquisadores da música popular do Brasil.

O Curso de Música da UECE teve reconhecimento legal em agosto de 1979 e, em seguida, pelo decreto 331/1980 publicado no Diário Oficial da União em setembro de 1980, embora já existisse como  Conservatório. Compondo o Centro de Humanidades da UECE, a área visa habilitar e licenciar o músico para o exercício pedagógico da Música através de conteúdos didático-pedagógicos.

Sob a coordenação dos professores Márcio Spartaco Landi e Elídia Clara Aguiar Veríssimo, o colegiado do Curso de Música empenhou-se na reestruturação do Projeto Político Pedagógico do curso, nas modalidades Bacharelado em Instrumento e Licenciatura Plena. Na ocasião, teve início o curso de Flauta Transversal, com o ingresso do professor  Heriberto Cavalcante Porto Filho no corpo docente efetivo, e foi extinto o Bacharelado Geral em Música. Em 2006, o Projeto Político Pedagógico do Curso de Música foi reformulado, ampliando as linhas de formações específicas do curso de Bacharelado, passando a contar com Composição e  Música Popular – Saxofone.