British Council e CNPq lançam chamada para pesquisadores brasileiros

3 de agosto de 2016 - 13:07

A oportunidade é parte do programa Institutional Links do British Council, que utiliza recursos do Newton Fund

Estão abertas até dia 19 de setembro de 2016 inscrições para o programa Institutional Links, que estabelece conexões e incentiva parcerias entre instituições brasileiras e britânicas e conta com recursos do Newton Fund, uma iniciativa do governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos 15 países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia.

Esta chamada é uma parceria entre o British Council e o CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e tem o objetivo de contribuir para a geração de conhecimento, metodologias, protocolos, plataformas e redes para fortalecer capacidades e o trabalho com a sociedade no âmbito de pesquisas ecológicas e de ecossistemas.

O programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração é uma ação do CNPq que tem por objetivo manter no Brasil uma rede de centros de pesquisa de referência na área de ecologia de ecossistemas. No PELD, busca-se a produção de conhecimento científico de forma integrada às demandas da sociedade, visando aplicação de resultados em temas interesse social, como subsídios para a tomada de decisão em gestão ambiental, conservação e uso sustentável da biodiversidade, educação ambiental e divulgação científica.

Os pesquisadores do Brasil que desejarem desenvolver projetos em colaboração com pesquisadores de instituições sediadas no Reino Unido, no âmbito do PELD, deverão apresentar as informações relativas a esta parceria na Chamada CNPq/Capes/FAPs/British Council/Fundo Newton – Pesquisa Ecológica de Longa Duração – PELD no site do CNPq. Podem se candidatar a esta chamada pesquisadores de todo o Brasil que sejam proponentes de um sítio de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) junto ao CNPq. Por sua vez, o pesquisador do Reino Unido, em parceria com o pesquisador do Brasil, deverá submeter a mesma proposta diretamente à chamada Intstitutional Links/British Council no site global do British Council. Ambas as instituições, brasileira e britânica, devem ter capacidade de administrar a concessão.

Esta chamada financiará até seis propostas, que devem ter duração entre 18 e 24 meses e orçamento mínimo de £ 35.000 (trinta e cinco mil libras esterlinas) e máximo de até £ 70.000 (setenta mil libras esterlinas). As propostas devem atender ao menos uma das áreas de interesse descritas no item Elaboração de Propostas.

Contato para Imprensa

Ana Signorini ana.signorini@britishcouncil.org.br 21 2105 7540

Inscrições até 19 de setembro de 2016 às 10h horário de Brasília

Inscrições, edital e pré-requisitos em www.britishcouncil.org.br

Informações: https://www.britishcouncil.org.br/newton-fund/chamadas/institutional-links-cnpq-peld-2016

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Promovemos cooperação entre o Reino Unido e o Brasil nas áreas de língua inglesa, artes, esportes e educação e sociedade. O British Council é um dos operadores do Fundo Newton. O Newton Fund integra o sistema de assistência oficial para desenvolvimento do governo britânico e visa desenvolver parcerias em ciência, tecnologia e inovação em países parceiros.

Sobre o Fundo Newton

O Newton Fund (Fundo Newton) é uma iniciativa governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos 15 países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia. O fundo de 735 milhões de libras esterlinas atua em três grandes áreas: capacitação de pessoas em ciência e inovação nos países parceiros, colaboração em pesquisas acadêmicas sobre temas de desenvolvimento e a transferência de conhecimento para criação de soluções colaborativas para os desafios de desenvolvimento e fortalecimento dos sistemas de inovação.

AREAS DE INTERESSE

Os projetos a serem desenvolvidos deverão ser aderentes a pelo menos uma das seguintes áreas de interesse:

Impactos sociais e ambientais das mudanças climáticas
    Perda, fragmentação e degradação de ambientes naturais
    Capacitação, resiliência e engajamento comunitário
    Gestão ambiental, manejo e preservação de ecossistemas
    Capacitação e resiliência de comunidades locais
    Migração rural e urbana
    Sistemas de avaliação de alterações sociais/espaciais/urbanoclimáticas
    Sistemas de avaliação e medidores de impacto social/ambiental
    Economia verde/sustentável e biodiversidade
    Segurança alimentar