Bolsistas do Projeto Briançon voltam depois de dez meses na França

3 de julho de 2013 - 11:46

Depois de dez meses estudando, ouvindo, respirando música erudita na França, os quatro atuais bolsistas do Projeto Briançon, Tempo de Brasil retornam a Fortaleza com o diploma de Fim de Estudos Musicais do Conservatório de Briançon nas mãos. Dois deles são alunos do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Para marcar o retorno, sábado, dia 06, Jady Oliveira (violino/Fortaleza), Adylson Martins (clarinete/Sobral), Watson Nascimento (violino/Itapipoca) e Mateus Farias (flauta transversa/Fortaleza) apresentam concerto às 19h30 e ministram oficinas pela manhã. A programação será no Centro de Ensino Musical Hulda Lage, no bairro Guararapes, com acesso gratuito.(Rua Jornalista Cezar Magalhães 721.)

Jady, Adylson, Watson e Mateus viajaram para a França em setembro de 2012, para o ano letivo 2012/2013, retornando a Fortaleza na véspera do concerto. No Ceará, os quatro instrumentistas vão dar continuidade aos estudos e à carreira musical. Mateus Farias é aluno de Bacharelado em Flauta do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jady Oliveira é aluna de Licenciatura em Música e integrante da Orquestra Sinfônica da UECE, Adylson Martins é professor na Escola de Música de Sobral e Watson Nascimento é professor no projeto Unisol, em Itapipoca.

Em setembro próximo, mais quatro bolsistas seguem para estudos no Conservatório de Briançon, para o ano letivo 2013/2014, dos quais dois são da UECE.Os novos bolsistas são: Acaiam Sales Lima (violoncelo), Ana Beatriz Drummond (violino), Matheus Leite Machado (violino/UECE) e Jonatas Gaudêncio (clarinete/UECE). Este ano, o projeto conta com a parceria da Aliança Francesa, que deu bolsa integral aos instrumentistas para o curso intensivo de julho.

PROJETO BRIANÇON, TEMPO DE BRASIL

Anualmente, professores do Brasil e da França realizam as audições e entrevistas com jovens instrumentistas do Ceará para a seleção de quatro bolsistas do projeto Briançon, Tempo de Brasil, que é patrocinado pela Casa Civil do Governo do Estado do Ceará. Durante um ano letivo, os selecionados têm a oportunidade de concluir os estudos no conservatório, localizado na cidade de Briançon, na região dos Haute-Alpes, na França. Lançado em 2006, numa iniciativa do violoncelista cearense Fernando Lage, professor do Conservatório de Briançon, o projeto já encaminhou, para a instituição de ensino francesa, 19 jovens dos municípios de Fortaleza, Iguatu, Pindoretama, Maranguape, Tianguá, Várzea Alegre, Sobral e Itapipoca.

Na França, o projeto tem a parceria do Conservatório de Briançon e apoio da Associação de Pais e Alunos da instituição francesa (APEC) e a Comunidade de Municípios da Região de Briançon. No Brasil, tem o apoio da Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE) e a parceria da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que dá o suporte na realização do processo seletivo local.