Boas práticas de atenção ao parto nascimento foi tema de minicurso na SU

18 de novembro de 2015 - 17:55

O grupo de pesquisa Saúde da Mulher e Enfermagem (GRUPESME), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizou no período de 10 a 12 de novembro, durante a XX Semana Universitária, o minicurso com o tema “Boas práticas de atenção ao parto nascimento”, coordenado pela professora Dafne Paiva Rodrigues.

alt

O curso foi um momento de integração ensino-serviço, com a participação de enfermeiras obstetras da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) e do Centro de Parto Normal de Maracanaú, além de integrantes do GRUPESME, dentre elas, internas de Enfermagem da Uece  e mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS).

A parteira do MEAC, Maria José, participou do curso relatando sua trajetória profissional e os 50 anos de contribuição ao cuidado às parturientes no manejo das boas práticas. O minicurso contou também com a presença de acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Pedagogia, Serviço Social, além de doulas.

alt

De acordo com Dafne Rodrigues, o número de participantes foi maior que o esperado. “Aguardávamos 30 e recebemos 42 pessoas”, disse a coordenadora do minicurso. “Na avaliação de alguns dos que estavam presentes, o curso reafirmou o desejo pela área de obstetrícia, além de ter sido bastante enriquecedor”, completou a enfermeira.

Foram as promotoras do minicurso, as integrantes do GRUPESME: Marta Maria Soares Herculano, Ana Maria Martins Pereira, Antonia Regynara Moreira Rodrigues, Francisca Thays dos Santos Alexandre, Maria Adelaide Moura da Silveira e Vera Lucia Oliveira Veras Bezerra Pinheiro.