Biólogos comemoram seu dia em 3 de setembro

3 de setembro de 2014 - 10:38

No dia 3 de setembro de 1979 foi regulamentada, através da Lei 6.684, a profissão de biólogo. Por este motivo a data foi escolhida para homenagear os profissionais de Ciências Biológicas. Só pode exercer a profissão os portadores de diploma devidamente registrado, de bacharel ou licenciado em curso de História Natural, ou de Ciências Biológicas, em todas as especialidades ou de licenciado em Ciências, com habilitação em Biologia, expedido por instituição brasileira oficialmente reconhecida.

A Universidade Estadual do Ceará (JUECE) oferece o curso de Ciências Biológicas na modalidade Licenciatura Plena no Campus do Itaperi e em todos os seus seis campi no Interior, objetivando a formação de professores de Ciências Biológicas e de facilitadores do processo ensino/ aprendizagem.

Foto: Helenita Oliveira, no zoológico de Canindé

O curso de Ciências Biológicas proporciona a seus alunos experiências fora dos muros da Universidade seguindo o tripé que constrói o saber acadêmico: ensino, pesquisa e extensão; a partir de programas de extensão ou aulas de campo, os alunos entram em contato com diversas realidades onde têm a oportunidade de pôr em prática o conhecimento aprendido na teoria, como ressaltou a coordenadora do curso, professora Maria Erivalda Farias de Aragão.

Ela congratula seus pares discentes e docentes: “Parabéns aos alunos de Biologia e a todos profissionais Biólogos pelo seu dia. Que o dia de hoje seja repleto de comemoração e reflexões sobre seus papéis na sociedade como construtor do conhecimento e defensor da vida”.

Para a aluna de Ciências Biológicas do Itaperi, Helenita Oliveira, que é também membro do Núcleo de Práticas Permaculturais do Semi-Árido (NEPPSA), coordenado pelo professor Oriel Bonilha, “biólogo é um amante do que tem vida, desse pulsar radiante que tantas vezes nos incita a explicações, relativizar, analisar, enfim obter respostas! O biólogo é também indivíduo questionador, pesquisador, crítico, executor, dentre tantas outras atribuições, qualidades e responsabilidades.”

Conheça mais sobre o Curso de Ciências Biológicas da UECE.