Biblioteca Central homenageia romancistas brasileiros com arte urbana

20 de março de 2019 - 14:32 # # # #

Em um mural de sete metros de largura, a Biblioteca Central Professor Antônio Martins Filho, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), homenageia os escritores de grandes Clássicos da Literatura Brasileira.

É com a arte em graffiti que os romancistas Jorge Amado, Monteiro Lobato, Clarice Lispector, José de Alencar, Cecília Meireles, Mário de Andrade, Machado de Assis e Guimarães Rosa ganharam espaço e cores na recepção da Biblioteca.

Dirigido pela bibliotecária Ana Néri Barreto de Amorim, o setor agora chama mais atenção de quem passa. O mural, de autoria de Sandro Brasil, é um convite para entrar na Biblioteca.

A bibliotecária Lúcia Maria Oliveira da Silva, que idealizou e acompanhou todo o processo, explica a escolha da arte. “Queremos chamar atenção para a importância dos escritores brasileiros. Essa é uma forma de resgate histórico dos tempos idos e de uma literatura paisagística e romântica”.

Além de homenagear os autores e lembrar à comunidade acadêmica sobre a relevância desses escritores na Literatura, o objetivo do mural é também homenagear todos os bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual do Ceará (SISBUECE), que celebraram no último dia 12 de março, o Dia do Bibliotecário.

O mural será oficialmente inaugurado em breve, com a presença da Reitoria da Uece.

Parabéns a todos os bibliotecários do SISBUECE, composto pela Biblioteca Central, no campus-sede Itaperi/Fortaleza, e por sete Bibliotecas Setoriais, nos campi Fátima/Fortaleza, Limoeiro do Norte, Quixadá, Iguatu, Tauá, Crateús e Itapipoca:

Ana Neri Barreto de Amorim
Leila Cavalcante Sátiro