Biblioteca Central da UECE reabre dia 2 de fevereiro para empréstimo de livros

21 de janeiro de 2009 - 15:32 #

A nova Biblioteca Central da Universidade Estadual do Ceará (UECE) reabrirá no próximo dia 2 de fevereiro, inicialmente atendendo apenas a empréstimos de livros. Foi o que ficou informado pela Administração Superior na Audiência Pública, realizada no último dia 14 de janeiro, no Auditório Central do Campus do Itaperi. A Audiência, reivindicada pelo corpo discente da Universidade com o objetivo de discutir a abertura daquele setor teve a presença do Vice-Reitor, Prof. Gomes Neto, no exercício da Reitoria, de todos os Pró-Reitores, de representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos Diretórios Acadêmicos (CAs) e de alunos.
Segundo o Prof. Gomes, o pedido dos alunos para que a abertura da Biblioteca ocorresse no dia 26 de janeiro não pôde ser atendido, não por decisões pessoais, tendo em vista que a UECE tem o maior interesse em entregar mais esse equipamento que beneficiará diretamente toda a comunidade ueceana. Ocorre que existem questões técnicas que impedem essa antecipação. Na abertura o Prof. Gomes apresentou desculpas pelo não comparecimento do Reitor Assis Araripe, por motivo de força maior, e fez um balanço da situação geral em que se encontra a Biblioteca Central. Em seguida foram formados três blocos de três alunos cada para indagações, com tempo de três minutos para cada pergunta e cinco minutos para resposta pela Administração Superior.
Informou também o Vice-Reitor que o interesse da UECE levou a solicitar autorização especial da construtora no sentido de antecipar atividades que permitam o retorno do funcionamento no dia 2 de fevereiro, mesmo com o prédio ainda não oficialmente entregue. Enfatizou ainda dificuldades enfrentadas, inclusive com a suspensão do aporte de recursos financeiros e o período de greves, o que postergou o prazo de conclusão da obra, sem que a Administração deixasse de trabalhar no sentido de entregá-la o quanto antes.
O Pró-Reitor de Administração, Luís Carlos Mendes Dodt, fez um relato circunstanciado sobre a obra, desde a sua aprovação, as interrupções, os problemas ocorridos, até o momento atual. A Pró-Reitora de Graduação, Profa. Josefa Lineuda da Costa Murta, ressaltou o destaque à graduação pela atual Administração Superior, lembrando as ações já empreendidas e as palavras constantes do Reitor Assis Araripe, no sentido de reforçar exatamente a graduação, sem desmerecer ou reduzir esforços para as demais atividades universitárias.
O Pró-Reitor de Políticas e Assuntos Estudantis, Prof. João Carlos Holanda, frisou o esforço no sentido de se entregar a obra o mais rápido possível, ressaltando os trabalhos que vinham sendo desenvolvidos pela equipe da Biblioteca para que isso ocorresse. Por sua vez, o Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Vladimir Spinelli Chagas destacou as principais obras em andamento (Restaurante Universitário, Hospital Veterinário, Biblioteca) ou previstas (obras em todos os campi do interior, Pólo poliesportivo) além de outros benefícios para a Universidade, como a verba de R$ 450 mil para aquisição de novos acervos (R$150 mil para a Biblioteca Central e R$ 50 mil para cada um dos campi do interior), tudo isso incluído nas negociações entre o Reitor e o Governador do Estado, representando um montante de recursos ainda não ideal mas que está permitindo importantes avanços na Universidade.
No encerramento da Audiência Pública, o Vice-Reitor Gomes Neto voltou a ratificar o prazo para a reabertura da Biblioteca no dia 2 de fevereiro para empréstimos, por absoluta impossibilidade técnica de antecipação, e mostrou-se aberto a novos encontros, inclusive para discutir outros temas de interesse dos alunos, como o Ensino à Distância mencionado durante a Audiência.