Bárbara de Alencar será tema de palestra na FAFIDAM

15 de maio de 2013 - 11:18

 

alt

 

“Bárbara de Alencar e a Construção do Sentimento de Cidadania” é o tema da palestra que o escritor cearense Gylmar Chaves fará sexta-feira, 17 de maio, às 9hs na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), unidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Limoeiro do Norte. A iniciativa faz parte da programação da II Jornada de Letras e II Feira do Livro de Limoeiro do Norte, que ocorrerá entre os dias 16 e 18 de maio.

 

Para o autor, Bárbara de Alencar foi “ uma das maiores figuras brasileiras que defendeu a cidadania no tempo da colônia e da escravidão. Ela foi talvez a mais consciente personalidade do que era cidadania numa época em que a dominação e os maus tratos eram considerados normais. Numa época em que se construía clandestinamente as bases do ideário republicano”.

 

Quem foi Bárbara de Alencar

Bárbara de Alencar nasceu em Exu, Pernambuco, foi participante da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador. Era mãe de Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, Padre Carlos dos Santos e José Martiniano de Alencar, todos revolucionários.

 

Considerada, localmente, a primeira prisioneira política do Brasil, Bárbara de Alencar foi primeira mulher revolucionária e republicana do Brasil, que comandou a revolução pernambucana de 1817, em favor da independência e República do Brasil. Ela foi reconhecida como heroína nacional, no ano passado, quando das comemorações dos 180 anos de sua morte.