Avaliação Inclusiva é tema de palestra voltada para professores da Uece

22 de junho de 2021 - 10:29 # # # #

evento avaliação inclusiva.jpg

A Assessoria de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência da Universidade Estadual do Ceará promove nesta quarta-feira, 23 de junho, a palestra “Avaliação Inclusiva: valorizando a aprendizagem da pessoa com deficiência”, voltada para docentes da instituição. O evento virtual será transmitido pelo canal da Uece no Youtube (UeceOficial), às 15h.

Para a assessora de Acessibilidade Inclusão das Pessoas com Deficiência da Uece, professora Marisa Aderaldo, “avaliar é um ato que está presente no cotidiano de todos nós e, quando se trata de avaliar no âmbito do ensino, é um recurso pedagógico necessário, que auxilia tanto o educador quanto o educando. Como diz Cipriano Luckesi, a ‘avaliação da aprendizagem pode ser inclusiva, dinâmica e construtiva’. A avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência não difere daquela que fazemos, de modo geral, junto aos estudantes, buscando conhecer seus conhecimentos adquiridos, suas habilidades e dificuldades. Cabe-nos compreender, entretanto, se aqueles instrumentos com os quais estamos acostumados estão de acordo com as respostas que aqueles alunos podem dar”.

No encontro, os docentes irão discutir, conversar e buscar uma forma de avançar rumo a uma “avaliação inclusiva” e atenta à diversidade mediante conhecimento das diversas características e necessidades educativas de cada educando.

Para se inscrever, acesse aqui formulário de inscrição. Ao final do evento os docentes terão direito a receber certificado de participação.