Aula Inaugural do semestre 2011.2 teve como tema ético-estética

23 de agosto de 2011 - 19:16 #

 

 

 

Para receber os novos alunos, dos três turnos, do semestre 2011.2, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) além de uma Aula Inaugural, preparou uma programação diferente. Pela manhã, os novatos foram recebidos no Auditório Central do Campus do Itaperi, totalmente reformado, e ao som do Coral Encantando a FACEDI. Na ocasião, foi prestada uma homenagem póstuma a professora Maggy Monteiro, ex-coordenadora do curso de Música da UECE. A mãe de Maggy, que foi também professora do curso de Música da UECE, pianista Imelda Mendes, emocionada, fez uma apresentação musical no piano, em homenagem a filha Maggy, falecida no dia 22 de junho passado.  Enquanto o coral fazia a sua apresentação, era mostrado um vídeo sobre a trajetória de Maggy na UECE. Para ministrar a conferência da Aula Inaugural, a PROGRAD convidou a professora Izaíra Silvino, da Universidade Federal do Ceará (UFC), que falou sobre o tema “A estética na formação universitária: embelezando em vidanças e digo sim”.

A Aula Inaugural foi realizada também à noite, para os novatos dos outros turnos. Ao som do Grupo de Flautas, executando o Hino Nacional brasileiro, sob a coordenação do maestro Heriberto Porto, foi aberta a solenidade. A Pró-Reitora de Graduação falou aos novos alunos e deu as boas vindas e disse que aquele momento tem como objetivo maior acolher e orientar o aluno recém-ingresso na Universidade. O Pró-Reitor de Políticas Estudantis, professor João Carlos Holanda, disse aos novos estudantes que estava feliz em  receber os novatos e lembrou, que como ele e muitos outros professores, foram um dia estudantes dessa universidade.

O show do Grupo de Flautas do curso de Música da UECE continuou e presenteou os novatos com mais três músicas: Concerto para Flautas – Boismortier; Gimnopedie Nº 3, de Eric Satie; e por último, um “clássico” brasileiro, Carinhoso, de Pixinguinha. A estudantada vibrou e presenteou também o grupo com muitos aplausos. A ex-coordenadora do curso de Música da UECE, professora Maggy Monteiro, foi novamente homenageada com a exibição de um vídeo sobre a sua passagem pela UECE.

O melhor da Aula Inaugural ficou reservado para o momento da palestra da professora Maria Izaíra Silvino de Moraes, da UFC. A PROGRAD reconhecendo que existe atualmente na educação brasileira uma conscientização da necessidade de uma formação ético-estética como dimensão imprescindível à formação integral do educando, não pensou duas vezes em convidar a professora Izaíra para abordar um tema que falasse de dessa formação ético-estética. Professora Izaíra é uma renomada educadora no cenário acadêmico e das artes do Estado do Ceará. Professora Izaíra é compositora, arranjadora, poeta, bandonista, violinista e animadora cultural. É também bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, licenciada em Música pelo Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, especialista em Música do Século XX e mestra em Educação. A Aula Inaugural ministrada pela professora Izaíra começou com exercícios de relaxamento para que todos ficassem com a mente em condições de aperfeiçoar as informações recebidas.

Ainda como parte da programação da Aula Inaugural, o estudante Felipe Rodrigues, diretor do Centro Acadêmico da Faculdade de Veterinária (CAVET), e mais dois colegas apresentaram aos novatos o Projeto Gincana Solidária, que conta com a organização dos seguintes Centros Acadêmicos: Centro Acadêmico 9 de setembro (Medicina Veterinária); Centro Acadêmico Ana Néri (Enfermagem); Centro Acadêmico Joaquim Eduardo de Alencar (Medicina); Centro Acadêmico de Educação Física; Centro Acadêmico 31 de Julho (Nutrição); Centro Acadêmico Lauro de Oliveira Lima (Pedagogia); Centro Acadêmico de Geografia; e Centro Acadêmico de Matemática.

A gincana consiste na arrecadação de alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal para doação a instituições beneficentes, sendo que cada alimento irá ter uma pontuação pré-estabelecida específica, de acordo com o seu preço e necessidade das instituições, que também serão pré-estabelecidas pelos Centros Acadêmicos organizadores. Tudo que for arrecadado será doado à instituições carentes do Ceará.

A estudante Lady Ellen, presente na Aula Inaugural, ao comentar sobre o seu ingresso na educação de nível superior, disse “esperar que a universidade me surpreenda e vá além das minhas expectativas”. Já o estudante novato Humberto Neto, do curso de História, falou que espera aproveitar bem o que a universidade tem a lhe oferecer, participar de todas as atividades acadêmicas, não só de seu curso, mas, da universidade como um todo. Humberto revelou que ao terminar o seu curso de licenciatura fará os vários cursos de pós-graduação e com isso, pretende ser um futuro professor da UECE.

 

A Aula Inaugural contou com a presença dos Pró-Reitores de Graduação, Lineuda Murta, de Políticas Estudantis, João Carlos Holanda, de Extensão, Celina Ellery, e de Pós-Graduação e Pesquisa, Jackson Sampaio, Diretores de Centros, professor Jakson Sávio (Centro de Ciências e Tecnologia), professora Gláucia Posso Lima (Centro de Ciências da Saúde), professora Conceição Pio (Centro de Estudos de Sociais Aplicados), Ouvidor da UECE, professor e jornalista Paulo Tadeu Sampaio, coordenadora da Editora da UECE, professora Liduina Farias, os maestros Poty Fontenele, Inês Martins, professor Marcos Maia, do curso de Música, que saudou os novados com o seu violão, professores, servidores e estudantes.