Aula Inaugural do Semestre 2011.1 da UECE debate Avaliação Institucional

22 de março de 2011 - 15:04 #

A Aula Inaugural do semestre letivo 2011.1 foi ministrada em dois tempos (manhã e à noite), no Auditório Central da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e transmitida em videoconferência para o Centro de Humanidades (CH) e Faculdades da Uece, no interior do Estado. O evento abriu, para calouros e veteranos, um debate sobre Avaliação Institucional em que todos terão uma visão concreta de quais caminho a percorrer para a construção de uma nova universidade. A professora doutora Márcia Regina Brito Dias, da Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo, fez a conferência da Aula Inaugura, sobre o tema “Avaliação Institucional como Política Pública para Educação Superior”.

O Reitor da UECE, professor Francisco de Assis Moura Araripe, presidiu a solenidade da Aula Inaugural nos dois turnos. Ao falar, deu boas vindas aos calouros e veteranos e a conferencista, Márcia Regina. Disse que “estamos retomando a avaliação da Uece”. Citou que a responsabilidade é grande e destacou que as universidades públicas são responsáveis por 52% das matriculas públicas existentes no país. Nesse sentido, pode-se observar a importância social dessa Instituição. Na ocasião, falaram também a Pró-Reitora de Graduação, professora Lineuda Murta, o Pró-Reitor de Políticas Estudantis, professor João Carlos Holanda Cardoso, dando boas vindas aos novos alunos, além de falar da alegria de ali estarem presentes representantes do todos os cursos de graduação.

Para homenagear os calouros, o coral dos alunos do Núcleo de Línguas da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), coordenado pelo professor Rodrigo de Albuquerque Marques, fez uma apresentação, com roteiro de músicas populares, entre as quais, “Flor do Mamuleng”, do compositor Luiz Fidelis. O coral é regido pelo maestro Carlos Cleber.

A professora Macia Regina, da Unicamp, que fez a palestra de abertura do semestre 2011.1, foi convidada pela professora doutora Socorro Osterne, Pesquisadora Institucional da Uece, que coordena também a autoavaliação da universidade. A mesa dos trabalhos da conferência foi presidida pela professora Socorro Osterne, tendo ainda como debatedores os professores doutores Germano Magalhães e Meirecele Calíope Leitinho.

Em sua palestra, a professora Márcia Regina disse que a Avaliação Institucional é um dos pilares da educação superior. Fez um histórico sobre a Avaliação, lembrou da institucionalização do “Provão”, editado pelo Ministro da Educação, Paulo Renato, do governo FHC, o qual introduziu a cultura da avaliação educacional no ensino superior. Para a professora Márcia Regina, a avaliação tem que prestar um serviço ao elemento que vai ser avaliado. Falou ainda dos objetivos da avaliação e da importância de todos eles. Lembrou também que a autoavaliação institucional deve ser uma construção coletiva, envolvendo todos que integram a instituição.