Aula Inaugural do Doutorado de Cuidados Clínicos em clima de comemorações, despedidas e homenagens

17 de abril de 2012 - 19:18 #

Comemorações, clima de despedidas e homenagens assim foi a Aula Inaugural do Doutorado de Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, que teve como conferencista a professora Alacoque Lorenzini Erdmann, da Universidade Federal de Santa Catarina. O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (16/04), no Auditório Paulo Petrola da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Campus do Itaperi. Professora Alacoque iniciou sua palestra fazendo algumas considerações sobre a criação de um Doutorado tão importante, como esse que a Uece acaba de implantar. Trata-se de um curso, que na sua modalidade existem apenas seis em todo o Brasil. Comentou o tema da palestra “Formação do Doutor em Ciências da Enfermagem”, que é da maior importância para quem fez opção por esse curso. Outro aspecto que merece destaque pela professora Alacoque é a sua área de concentração, com produções importantes na proposta desse Doutorado.

A solenidade teve início com discursos e homenagens. Na ocasião, falaram a coordenadora do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínico em Enfermagem e Saúde, professora Maria Célia de Freitas, a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Gláucia Posso Lima, a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Fátima Leitão, a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção do Ceará, professora Sâmia Coutinho de Oliveira, a presidente da Academia Cearense de Enfermagem, professora Eucléia Gomes Vale, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Ceará, professora Ilvana Lima Verde Gomes.

Em seguida, a coordenação do Doutorado prestou homenagem às Professoras Doutoras que efetivamente contribuíram para a criação do curso, entregando-lhes uma placa de agradecimento, que são as seguintes: Alacoque Lorenzini Erdmann, da Universidade Federal de Santa Catarina; Lorita Marlena Freitag Pagliuca, da Universidade Federal do Ceará (UFC); Maria Mirian Lima da Nóbrega, da Universidade da Paraíba; Márcia de Assunção Ferreira, da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Maria Célia de Freitas da Uece.

O discurso do Reitor Assis Araripe encerrou a solenidade de abertura da Aula Inaugural do Doutorado de Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde e, em seguida, foi da conferência da professora Alacoque Lorenzini Erdmann. Ao falar, o Reitor disse que ouvindo os discursos dos que lhe antecederam, lembrou a coordenadora do Programa, que o mesmo nasceu em 2003, quando ele estava na administração superior da Uece, Vice-Reitor do professor Manasses Claudino Fonteles. Falou também do desafio que enfrentou quando assumiu a Reitoria, em 2008, pois 80% dos cursos tinham nota três. Era um desafio, que a Uece enfrentaria. “Corremos atrás do tempo perdido”, disse o Reitor. Teve que buscar nomes para levantar o setor de Pós-Graduação. O resultado não podia ter sido melhor: a Universidade Estadual do Ceará foi avaliada como a melhor Universidade Estadual do Norte e Nordeste. Falou ainda da conquista do Doutorado de Cuidados Clínicos e Saúde, cujo projeto foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, com nota 4.

Lembrou o Reitor Assis Araripe, do compromisso coletivo para aprovação desse Doutorado, em que a Uece alcançou a nota máxima, 4. Disse que “Não recebemos o que deveríamos receber como universidade pública e uma das faltas é a não existência de políticas públicas para a preparação de professores. Deve prevalecer a vontade da comunidade acadêmica”. Enfatizou que, quando assumiu em 2008 eram 19 cursos de pós-graduação stricto sensu e hoje, são 30, sendo sete doutorados, 16 mestrados acadêmicos e sete mestrados profissionais. O reitor falou de despedidas e disse que deixa a Uece com algumas frustrações e aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que colaboraram com a sua administração. Agradeceu especialmente ao professor Jackson Sampaio, seu Pró-Reitor de Pós-Graduação e seu grande colaborador. Frisou que foram as reuniões que mantém as segundas-feiras com todos que fazem parte da administração da Uece, que conseguiu administrar com resultados positivos para a instituição.