Aula inaugural das turmas 2020 dos cursos EaD da Uece

1 de setembro de 2020 - 19:49

Com palestra ministrada pelo deputado federal, Idilvan Alencar, com o tema “A Educação a distância e a democratização do acesso ao ensino superior: janela de oportunidades para o Ceará do conhecimento“ foi assim que aconteceu a aula inaugural das turmas de 2020 dos cursos de Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil, na noite da última sexta-feira, 28 de agosto, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do You Tube da Secretaria de Apoio as Tecnologias Educacionais (SATE).

Segundo informou a professora Eloísa Vidal, coordenadora adjunta da UAB/Uece, mesmo considerando a situação de pandemia pela qual estamos passando a SATE conseguiu realizar a matricula dos aprovados no processo vestibular, contando com a participação engajada dos coordenadores dos cursos e do Departamento de Ensino de Graduação DEG/Uece, pela internet. Novos tutores e professores foram incorporados ao sistema de EaD recebendo também, formação online; e uma nova versão do Moodle (ambiente virtual de aprendizagem da UAB) foi instalada para melhor atender as novas demandas.

Todos os processos relativos a inserção de alunos, tutores e professores foram completamente informatizados tanto no âmbito da universidade como da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a participação dos alunos está sendo garantida com a abertura dos polos para atendimento individualizado e agendado para aqueles que não possuem computadores e internet domésticos.

Foi fortalecida a rede de proteção aos alunos, para minimizar a evasão do primeiro semestre, com o tutor presencial assumindo novas funções priorizando as relações interpessoais e o cuidado com a saúde mental dos alunos neste momento tão peculiar para todos.

O evento contou com a participação do titular da Secretária de Ciências, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda e da reitora da Uece, Josete Sales.

São 1.498 novos alunos matriculados em 8 licenciaturas (Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física,  Geografia, História, Matemática, Pedagogia e Química) e o bacharelado de Ciências Contábeis em 24 polos de apoio presencial, distribuídos por todas as regiões administrativas do Ceará.

O Secretário de Ciência e Tecnologia fez a abertura do evento e reconheceu a importância que a educação a distância tem para as universidades estaduais e para o Ceará como um todo.

Em sua fala, a reitora Josete Sales destacou “como nós crescemos e aprendemos com experiências quando passamos pelos cursos da UAB, a formação de vocês exige estudo, disciplina, esforço, entusiasmo e alegria. É na universidade que desenvolvemos nossos patamares de formação. O acesso a uma universidade pública de qualidade como a Uece é uma grande conquista“. Quero parabenizar todos coordenadores de cursos, de pólos, tutores, professores, secretárias e secretários e toda grandiosa equipe do professor Fábio Castelo Branco e da minha colega professora Eloísa Vidal.

Também fizeram o uso da palavra a pró-reitora de Graduação da Uece, Ceará, Mônica Cavaignac, o coordenador da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais, Fábio Castelo Branco, a coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Germana Costa Paixão, que nesta cerimônia representou os coordenadores de cursos, a presidenta do fórum estadual de coordenadores de Polos UAB-FECOUAB-CE, Maria Virgínia Tavares Cruz, o atual coordenador de polo de Mauriti e egresso da turma de licenciatura em Computação de 2009 da UAB, Francisco José Martins Dantas.

O ponto alto da aula inaugural foi apresentação musical da professora Elídia Alencar, do curso de música da Uece, tocando flauta e acompanhada ao som do violão do médico Dr. Vittoriano.