Aula Inaugural abre turma especial do Curso de Graduação em Serviço Social

11 de abril de 2013 - 18:23 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizou na última segunda-feira (08/04), no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi, a solenidade de abertura do Curso de Graduação em Serviço Social, turma especial do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). A Aula Inaugural foi ministrada pelo professor José Levi Furtado Sampaio, da Universidade Federal do Ceará (UFC), que abordou o tema “Questão Agrária no Brasil: Perspectiva e Desafios”.

O Curso de Graduação em Serviço Social da turma especial é resultado de um convênio entre a UECE e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), por meio do PRONERA, em parceria com o Movimento dos Sem Terra (MST). A iniciativa está voltada para a formação de 60 estudantes procedentes das áreas de reforma agrária dos estados do Ceará (com 33 participantes), Maranhão (seis), Alagoas (três), Pará (quatro), Bahia (dois), Rio Grande do Norte (dois), Rio Grande do Sul (um), Piauí (três), Paraíba (dois) e Pernambuco (quatro).

A coordenadora do Curso de Serviço Social da UECE, professora Cristina Nobre, agradeceu a todos que contribuíram para a realização do curso, especialmente a professora Diana Brito, que esteve à frente desse projeto e não pode comparecer à solenidade. Professora Diana está concluindo o curso de pós-doutorado.

O reitor Jackson Sampaio inicia seu discurso falando do grande poeta alemão Bertolt Brecht, que fez uma peça em homenagem a Galileu, que colocou na boca do personagem Galileu, uma frase que ouviu reproduzida, naquele momento, com outros tons, quando Galileu diz na peça de Brecht: “saber é o maior prazer”. Disse que é difícil imaginar a história da universidade, sem imaginar suas grandes evoluções, suas grandes mudanças, da qual ela é caudatária e que também ajudou a produzir.

Fez um breve histórico da instituição universidade, desde a sua criação até os dias de hoje. Lembrou da grande mudança do final do século XIX, a introdução da pesquisa. A expressão que se fala hoje, a indissociabilidade, Ensino, Pesquisa e Extensão, é expressão de 80 anos para cá. As duas grandes mudanças do século XX foram a inclusão da Extensão, que passa a ser, uma missão da universidade, a outra grande mudança, é a constituição do ensino como objeto da iniciativa privada, incluído no setor de venda de serviços. Estamos presenciando uma nova mudança de paradigma, simbolizada pela radicalização da integração democrática da universidade com o seu maior instituinte, o povo. Dois cursos novos da UECE, este bacharelado em Serviço Social e a licenciatura Educação Indígena representam a radicalidade democrática na qual a Universidade Estadual do Ceará está integrada.

A solenidade contou com a presença da Chefe de Gabinete da Reitoria, Belisa Veloso Holanda, da Pró- Reitoria de Graduação, em exercício, Margarete Sampaio, da representante da Superintendência Regional do INCRA, Denise Aragão, da Escola Nacional Florestan Fernandes, Simone Silva, dos estudantes do PRONERA, Ivoneide Melo Silva, coordenadora do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, professora Aurineide Cunha, vice-diretora do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), professora Liduina Farias, representante do CA do Serviço Social, Renata Oliveira, professores, estudantes, servidores, entre outros.

Fotos do evento: