Aula inaugural abre o Mestrado Profissional em Saúde da Família

4 de abril de 2012 - 15:28 #

A aula magna do curso do Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF) foi realizada na ultima quinta-feira (29/03), no Auditório Ciro Gomes, da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará. Com o tema Formação de Profissionais da Estratégia de Saúde da Família, a aula foi ministrada pela professora Nísia Trindade Lima, Vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O mestrado é organizado em rede, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). São ofertadas 100 vagas distribuídas em turmas das seguintes instituições: Fiocruz; Universidade Estadual do Ceará (Uece); Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Para a professora Gláucia Posso Lima, Diretora do Centro de Ciências da Saúde da UECE, representando o Reitor Assis Araripe, neste evento, “a universidade inovou e avançou muito nos cursos profissionais nos últimos anos, enfatizando que não podemos fazer uma pós-graduação de excelência, sem ter feito uma graduação de excelência”.

A Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) foi criada em julho de 2009 logo após a implantação do escritório da Fiocruz, no Ceará, quando foi promovido um diálogo entre as instituições da região, e foram identificadas áreas prioritárias de atuação, entre as quais a Atenção à Saúde da Família, componente estratégico da política atual do Ministério da Saúde. Dessa forma, em parceria com várias instituições de ensino e serviço do nordeste brasileiro.  Esta rede tem como objetivos contribuir com a formação em saúde na perspectiva do desenvolvimento profissional da Estratégia em Saúde da Família; reforçar a relação das ações de formação com a gestão do trabalho em saúde; e fortalecer instâncias colegiadas para a articulação, o diálogo, a negociação e a pactuação interinstitucional, com vistas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

A solenidade de abertura do MPSF contou com a presença do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, do Secretário Adjunto da Secitece, Almir Bittencourt, da Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Ivana Barreto, da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UECE, professora Fátima Leitão, do Coordenador da Fiocruz no Ceará, Dr. Carlile Lavor, de Secretários de Saúde dos Estados e Municípios, reitores das Universidades envolvidas, entre outros convidados.