Aula de campo leva estudantes de Geografia e de História à região da Ibiapaba

25 de junho de 2013 - 18:09 #

Para vivenciar as ações do meio rural, um grupo de alunos dos cursos de Geografia e de História da Universidade Estadual do Ceará (UECE) esteve, durante três dias da semana passada, na serra da Ibiapaba, para uma aula de campo, onde visitaram mais de seis obras sobre a problemática rural e regional. Os estudantes, acompanhados do professor da Geografia da UECE Eudório Fernandes e do engenheiro agrônomo Evandro Bezerra, conheceram projetos como “A Terra e a Irrigação no Nordeste”, “Barragem do Castanhão e a Transposição do Rio São Francisco”, “Salinização de Solos Aluviais em Perímetros Irrigados no Estado do Ceará”, entre outros.

alt

A secretária de Turismo e Cultura, Rozimary Aguiar, falou aos estudantes, na ocasião, sobre o Programa de Desenvolvimento do Turismo Integrado e Sustentável da Ibiapaba, que o Governo do Estado vem incrementando na região. Os investimentos beneficiam os municípios de Viçosa, Tianguá, Ubajara e São Benedito. Informa ainda a secretária Rozimary, que Ubajara é a cidade polo do projeto, ficando portanto, com a maior fatia dos investimentos, a serem aplicados na implantação de balneários e melhoramento do teleférico. Lembrou que esses são os desafios a longo prazo. Existem dois que merecem atenção mais imediata: o Carnaval de Ubajara; e as festas tradicionais da cidade.

alt