Audiência pública defende “bem-estar animal”

8 de outubro de 2009 - 15:16

O deputado estadual, também Médico Veterinário, Cirilo Pimenta convocou e presidiu a audiência pública sobre Bem-Estar Animal. O evento contou com a presença da Dra. Geusa leitão, Presidente da União Internacional Protetora dos Animais – UIPA, do representante do Ministério Público, o Promotor de Justiça José Filho, do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-CE), prof. José Maria dos Santos Filho, do representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dr. Helio Leitão e do diretor da Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Prof. Célio Pires Garcia.

Na ocasião, foi prestada homenagem a Dra. Geusa Leitão pelos relevantes serviços em defesa dos animais, oportunidade em que apresentou toda legislação Federal, Estadual e Municipal que assegura o respeito e a defesa dos animais.

O Diretor da FAVET fez pronunciamento afirmando que a questão do respeito e defesa dos animais passa por uma reestruturação da educação tendo em vista que esta geração iniciou sua educação cantando a canção infantil “Atirei o pau no gato” e sendo levado por parentes e amigos de mais idade para as rinhas de canário ou de galo. Hoje, a defesa do ambiente e o respeito pela vida animal (animais doméstico ou silvestre), estão na ordem do dia e é inadmissível que a população não se conscientize da importância de cada animal na manutenção dos ecossistemas e que por um animal atingir a velhice ou não estar em perfeito estado de saúde ele deva ser abandonado.

Em seguida o representante do Ministério Público sugeriu ao deputado Cirilo Pimenta que tomasse à frente de um movimento parlamentar para criação da Delegacia de Combate aos Crimes Ambientais. Além de apoiar a iniciativa do Promotor de Justiça José Filho, o Presidente do CRMV-CE Prof. Zé Filho sugeriu a criação da Secretaria Estadual de Saúde Veterinária. As indicações foram acatadas pelo deputado Cirilo com o compromisso de efetivar as propostas.

A audiência pública sobre Bem-Estar Animal contou com a presença das professoras da FAVET Adriana Wanderley de Pinho Pessoa, Marilac Maria Arnaldo Alencar, Dea de Lima Vidal e Edna Nascimento.