Atuação da UECE na crise do derramamento de óleo no Nordeste

6 de novembro de 2019 - 13:33

O Núcleo de Estudos Ambientais (NEA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), está colaborando em ações de avaliação e monitoramento dos danos provocados pelo derramamento de óleo nas praias do Nordeste, bem como, em estudos de remediação de danos provocados pelo acidente. O NEA colabora com os Governos Estadual e Federal, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), Secretária de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA-CE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Marinha do Brasil.

O NEA, que conta com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN), implantado através de fomento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP, órgão do MCTIC), atua no monitoramento e aproveitamento de recursos naturais. Na atual crise do derramamento de óleo vem trabalhando diretamente na avaliação da eficiência de tecnologias de remediação e biorremediação das manchas de óleo, avaliando também a ecotoxicidade destas e do óleo.

O NEA em pareceria com: o Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), Universidade Federal do Ceará (UFC), Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade de São Paulo (USP), atuam no desenvolvimento e implementação de metodologias de avaliação e monitoramento da balneabilidade das praias brasileiras tendo como parâmetros a presença de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), além de bezeno, tolueno e xileno (BTX), todos constituintes derivados, principalmente, do petróleo.

A equipe, responsável pela execução, é coordenada pelo professor Carlucio Roberto Alves e a doutoranda Ana Lúcia Eufrázio Romão, do PPGCN da UECE; a discente é especialista em engenharia de petróleo e gás. A realização dos testes tem sido acompanhada pela equipe de comunicação do MCTIC, Carlos Antunes Silva (coordenador-geral de comunicação social do MCTIC) e Goodjero Rennex, ambos têm feito os registros de imagens. O professor Aristides Pavani Filho, assessor especial do Ministro Marcos Pontes (MCTIC), tem acompanhado pessoalmente os testes, fornecendo o apoio necessário para a realização destes estudos e experimentos.

As imagens são de Carlos Antunes Silva, coordenador-geral de Comunicação Social do MCTIC e Goodjero Rennex, também do Ministério.