Atividades do curso de extensão “O Golpe de 2016 e o futuro do Brasil” iniciam sábado

5 de abril de 2018 - 17:19

alt

As aulas do curso de extensão “O Golpe de 2016 e o futuro do Brasil” iniciam no próximo sábado (07/04), das 8h às 12h, no auditório central da Universidade Estadual do Ceará (Uece), localizado no campus Itaperi. As atividades serão realizadas semanalmente, durante 11 sábados, até o dia 30 de junho. Uma reunião preparatória para o início do curso foi realizada na manhã desta quinta-feira (05/04), no Observatório das Nacionalidades da Uece.

Segundo a coordenadora do Observatório e professora do curso de Ciências Sociais da Uece, Mônica Martins, o objetivo é “fazer uma reflexão teórica sobre a política brasileira neste momento em que vivemos dificuldades e muitos entraves para uma democracia.” No entanto, a docente garante não haver proselitismo político para nenhum dos lados da cena política nacional.

Além disso, Mônica Martins informa que o debate em torno da criação de uma disciplina complementar com a mesma temática na Universidade de Brasília (UNB), enfrentando inclusive resistência do Ministério da Educação (MEC), foi um fator a mais para estimular a realização do curso. “Hoje temos mais de 30 universidades, no Brasil inteiro, organizando esses cursos (…) Decidimos nos solidarizar com o professor da UNB (Luis Felipe Miguel) e entramos nessa mesma luta de discutir os problemas atuais”, comenta. Porém, ela afirma que as discussões sobre a conjuntura política brasileira já ocorrem desde o ano passado no Laboratório.

alt

Inscrições encerradas

Em razão da grande procura pelo curso, as inscrições já foram encerradas, tendo registrado cerca de 780 interessados, entre alunos da Uece e de outras instituições. Entretanto, em razão do limite de capacidade do auditório, quem fez a inscrição online precisará fazer outra presencial, no sábado (07/04), a partir das 7h.

Somente os 300 primeiros a chegar terão a inscrição confirmada, sendo necessária a apresentação do documento de identidade e o pagamento de taxa. Os alunos que não conseguirem confirmar a inscrição presencialmente ficarão numa lista de espera para a próxima turma do curso de extensão, prevista para o segundo semestre deste ano. Quem cumprir a carga-horária mínima exigida receberá certificado de participação.

Serão ministradas disciplinas com os temas “Do Golpe de 64 à Nova República”, “O PT e o Pacto Lulista”, “Democratização e Desmocratização”, “Das Jornadas de Junho à Destituição de Dilma” e “O Governo Ilegítimo e a Resistência”.

O curso é organizado pela rede de pesquisa Observatório das Nacionalidades, em parceria com as graduações em Ciências Sociais, História, Geografia, Serviço Social, como também a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam/Uece), o Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS), o Mestrado Acadêmico em História (MAHIS) e o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas.

Mais informações pelo telefone (85) 3101 9908, pelo e-mail observatoriodasnacionalidades@gmail.com e pelo site do Observatório.