Assinada ordem de serviço para manutenção do Refeitório Estudantil do campus Fátima

15 de outubro de 2019 - 15:13

Assinada, no último dia (09/10), a Ordem de Serviços de Manutenção Preventiva e Corretiva do Refeitório Estudantil do Campus Fátima, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), localizado na Avenida Luciano Carneiro. Assinaram o documento o reitor do Sistema Funece/Uece, Jackson Sampaio, e o representante da Empresa KG Construções, Antonio Francisco Pessoa Bezerra.

O Contrato da FUNECE com a empresa KG Construções Ltda para o Refeitório Estudantil tem valor global de R$ 208.534,40. A obra tem prazo de execução de 90 (noventa) dias. O equipamento vai atender a comunidade estudantil do Campus Fátima, trazendo segurança e condições mais adequadas de distribuição das refeições elaboradas no Restaurante Universitário-RU do Campus Itaperi. Atenderá, em média, 190 refeições/dia de almoço e 80 refeições/dia de jantar.

Em sua fala, o vice-reitor Hidelbrando Soares ressaltou ”Este ano tivemos uma vitória muito grande, a reitoria teve a capacidade de negociar com o Governo do Estado a retirada de qualquer corte no nosso orçamento. A política de permanência é uma prioridade nossa desde 2012 e ela se apresenta na forma da retomada do valor das bolsas remuneradas com recursos do custeio, da remodelação das bolsas da assistência estudantil pela definição de perfil acadêmico não apenas administrativo e pela instalação de novos restaurantes e refeitórios. O RU do Campus Itaperi foi reformado no início de nossa primeira gestão e ganhou apoio de custeio específico. Neste ano de 2019 conseguimos inaugurar o RU da FAFIDAM, em Limoeiro do Norte, com seu custeio específico. Instalamos o Refeitório Estudantil da FECLI, em Iguatu, e agora assinamos a ordem de serviço deste Refeitório Estudantil do Campus Fátima. No Campus da FACEDI, em Itapipoca, temos RU sendo construído no âmbito de grande ampliação e reforma geral daquela unidade. Ainda neste mês iremos ao Campus da FECLESC, em Quixadá, para assinar a obra e seu RU.”

Em sua fala, o titular da Uece, Jackson Sampaio, destacou a necessidade de utilizar estes momentos de assinatura de contrato para uma ação pedagógica em relação às empresas de construção. “Não é possível que a empresa veja a obra de modo apenas técnico e isolado, a empresa deve visualizar os objetivos e os impactos de uma política acadêmica como esta, pois é mais um aluno que consegue se formar, apesar da situação financeira eventualmente precária de sua família, é mais uma monografia de graduação que é defendida, é mais uma dissertação de mestrado que é defendida e publicada, é mais uma tese de doutorado que é defendida e publica, é mais uma pesquisa que é realizada e que servirá ao bem estar da sociedade. O Prof. Eduardo Braga, visualizando a história do Campus Fátima nesta última década, deu ênfase nos sete anos da atual gestão. É fato objetivo: o Campus Fátima não é o mesmo, seu urbanismo, infraestrutura, vida política e vida acadêmica alcançaram qualidade muito superior. E conseguimos fazer isso dentro do princípio geral de reduzir desigualdades, investindo onde houvesse mais carência, como se deduz da ação nos Campi do interior.” E o reitor completa: “Na hora de negociar recursos de investimento e manutenção, a pedagogia é com o Governo, envolvendo o que a Universidade precisa, sua competência, magnitude e complexidade. Agora é a vez de demonstrar perante a empresa que fará a obra o projeto no qual aquela obra se inclui, pois este reforma num Refeitório Estudantil repercute em cadeia sobre a Educação do povo cearense.”

Estavam presentes no ato de assinatura, o vice-reitor da Uece, Hidelbrando Soares; a diretora do Centro de Humanidades, Adriana Barros; o pró-reitor de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva; o prefeito do Campus Itaperi; Sergio Leitão, que também representou o pró-reitor de Administração, Carlos Heitor Sales; o prefeito do campus Fátima, Cleidson Nazareno Bezerra; o representante da Coordenadoria Geral de Engenharia (COGEN/FUNECE), Jonatas Carvalho Sena; o professor Eduardo Braga; a professora Cinthya Machado; demais professores, alunos e servidores e outros convidados.