Assembleia homenageia Observem da UECE

18 de outubro de 2013 - 17:51 #

Os quatro anos de fundação do Observatório da Violência Contra Mulher (Observem), da Universidade Estadual do Ceará (Uece) vão ser comemorados na próxima quinta-feira (24/10), às 15h, durante sessão solene no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará. A homenagem foi requerida pela presidente e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher, respectivamente deputadas Fernanda Pessoa e Eliane Novais.

Durante a solenidade de comemoração do Observatório, acontecerá o relançamento do site e os lançamentos das Coleções Informativos do Observem:

Mulheres e Poder – 3 Títulos

Mulheres e Violência – 7 Títulos

As Coleções são editadas pelas Editoras EdUECE/Edmeta

A coordenadora do OBSERVEM, professora Maria Helena de Paula Frota, ressaltou a importância de lembrar e comemorar a data junto à sociedade, além de homenagear os profissionais que contribuíram para a criação, implantação, valorização e obtenção de um debate inesgotável sobre o monitoramento, coibição e a prevenção à violência contra a mulher.

Criado em junho de 2010, o 1º no Brasil, o Observatório de Violência Contra Mulher, nasceu do Grupo de Pesquisa Gênero, Família e Geração nas Políticas Públicas Sociais da UECE e do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher.

Segundo levantamento dos registros, 91% mulheres agredidas moram em zonas urbanas e 45% dependem financeiramente dos agressores. “Isso desmistifica a velha história de que as mulheres que sofrem violência geralmente são dependentes dos companheiros, por isso suportam as agressões por algum tempo até encontrar forças para denunciar”, enfatiza Taís Cerqueira.

O Observem conta com o apoio do Governo Federal, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, dos Mestrados Acadêmico e Profissional de Políticas Públicas e Sociedade da UECE, do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE, e do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher.

Pesquisadores do Observem

Maria Helena de Paula Frota – responsável pelo projeto, exerce a função de coordenadora do Observatório. Doutora em Sociologia pela Universidade de Salamanca (Espanha); Professora do Mestrado Acadêmico e Profissional de Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará e do Curso de Serviço Social. Líder do Grupo de Gênero, Família e Geração vinculado ao CNPQ.

Maria do Socorro Ferreira Osterne – Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco; Professora do Mestrado Acadêmico e Profissional de Políticas Públicas e Sociedade da UECE e do Curso de Serviço Social. Vice-líder do Grupo de Gênero, Família e Geração vinculado ao CNPQ.

Vívian Matias dos Santos;  Kelly Maria Gomes Menezes; Maria Jaqueline Maia Pinheiro; Maria Juruena de Moura Moíza; Sibéria Silva de Medeiros; Paula Raquel da Silva Jales; Priscila Nottingham de Lima;  Hayeska Costa Barroso; Maria Valdicelia Cavalcante Lopes; Daniele Ribeiro Alves; Kelyane Silva de Sousa; Janaína de Sousa da Silva.

Bolsistas

Maria Carleandra Gonçalves Oliveira – Raquel Vasconcelos – Leandro Fernandes Valente –  Brenna Moreira Feitosa – Mariana Vasconcelos Sousa – Sângela Samara Nobre Valentim