Assembleia promove homenagem pelos dez anos do curso de Medicina da UECE

27 de março de 2013 - 14:18 #

Os dez anos do curso de Medicina na Universidade Estadual do Ceará (Uece) foram comemorados, na tarde da última quinta-feira (21/03), durante sessão solene realizada no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará. A homenagem foi requerida pela presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, deputada Rachel Marques.

Durante a solenidade, a parlamentar ressaltou a importância de lembrar e comemorar a data junto à sociedade, além de homenagear os profissionais que contribuíram para a criação, implantação, valorização e obtenção dos bons resultados apresentados pelo curso de Medicina. “Atualmente, o curso de Medicina da UECE tem nota cinco no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), o primeiro no Ceará, o terceiro melhor curso no Nordeste e 13° do Brasil. Esse resultado traduz o ótimo desempenho do trabalho desenvolvido por todos os que o fazem este curso de medicina”, ressaltou a deputada.

Em discurso, o reitor da UECE, Jackson Coelho, enalteceu a missão do curso para a sociedade, com um acompanhamento cotidiano, uma formação tutorial e artesanal. O curso de Medicina não forma apenas profissionais na área da saúde. Ele forma cidadãos que vão cuidar e ser solidários à dor da população, Jackson Sampaio, acrescentou ainda, que os 195 médicos formados, em cinco turmas, têm sido aprovados em todos os exames médicos que realizaram no país, em concursos públicos, seleções para Atenção Básica e Residências.

Criado em setembro de 2002, o primeiro vestibular de Medicina da UECE aconteceu em 2003, com 2.540 inscritos e concorrência de 63,3 candidatos para cada uma vaga das 40 ofertadas. Atualmente, o curso conta com 238 alunos matriculados e em seu último vestibular alcançou a concorrência de 84,5 para cada uma das vagas. O cardiologista Adib Jatene proferiu a aula inaugural do curso, em março de 2003, e agora, durante o ano de comemorações, receberá o titulo de Doutor Honoris Causa pela UECE.

Para e marcar a data, o evento contou, ainda, com o lançamento do livro “Medicina na Uece: a década que levou ao máximo”, de autoria do estudante João Brainer Clares de Andrade, do professor Marcelo Gurgel e de outros 30 colaboradores. Em 38 artigos, o livro narra a trajetória do curso e dos alunos da Universidade.

No encerramento da cerimônia foram entregues aos homenageados placas comemorativas da Assembléia Legislativa, para as seguintes personalidades: Jackson Sampaio, reitor da UECE; João Ananias, deputado federal; Manassés Claudino Fonteles, professor emérito da UECE; Jurandir Frutuoso, secretário executivo do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Antonio Carlyle Lavour, diretor da Fiocruz do Ceará, Chico Lopes, deputado federal, e Marcelo Gurgel, segundo coordenador e consolidador do curso.

Estavam presentes ainda, na sessão solene, o senador Inácio Arruda, o vice-reitor da UECE, Hidelbrando dos Santos Soares, o pró-reitor de pós graduação e pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza, a diretora de Pesquisa, Célia Sampaio, a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Gláucia Posso Lima, a coordenadora do curso de Doutorado em Saúde Coletiva, Salete Bessa Jorge, a vice-coordenadora do curso de Medicina, Graça Barbosa Peixoto, neste ato representando a coordenadora, o diretor da EdUECE, Erasmo Miessa Ruiz, professores, estudantes, servidores e demais convidados.