Assembleia Legislativa debate Cidades e Patrimônio no IX FIP

28 de fevereiro de 2012 - 14:54 #

O Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (INESP) da Assembleia Legislativa, em parceria com o Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade (MAPPS/UECE) e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC) realizam o IX Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas – FIP, que nessa edição apresenta o II Seminário Internacional Interfaces, discutindo Cidades e Patrimônio. O evento, que ocorrerá nos dias 29 de fevereiro e 01 de março, começa às 9 horas, no Complexo ddas Comissões Técnicas da Assembleia.

O I Seminário Interfaces foi realizado em 2010 e teve como objetivo dar lugar a um confronto de ideias que aproximasse o campo cultural e pesquisadores acadêmicos ao público geral, em palestras e mesas redondas com temáticas, tais como: Pontevedra Utrópica: a arte contemporânea da América Central e do Caribe; Hibridação cultural: sonoridades migrantes na América Latina; Desafios da ação pública: o campo da arte entre gestão e invenção política; Interterritorialidades: passagens, cartografias e imaginários; Nós, o outro, o distante; Intervenção urbana, intervenção na rede, além da realização de oficinas e apresentações artísticas.

Seguindo o mesmo perfil de sua primeira edição, o II Seminário Internacional Interfaces pretende promover o confronto de ideias entre profissionais do campo acadêmico, aqueles que representam instituições políticas e agentes culturais, discutindo os desdobramentos e os desafios colocados pela ação do Estado na reconfiguração do espaço urbano pela via da arte e patrimônio (material e imaterial), em suas esferas municipal e estadual, a partir de bairros específicos da cidade de Fortaleza, a exemplo da Praia de Iracema.

Inscrições: As inscrições para participar do FIP podem ser feitas no site da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará: www.al.ce.gov.br

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Dia 29 de fevereiro (quarta-feira) – manhã:

9h – Cerimônia de abertura

9h20 – Mesa Redonda: As cidades, o patrimônio e o consumo cultural.

Coordenador: Paulo Linhares (INESP).

Convidados: Maria Lúcia Bueno (UFJF)

Silas de Paula (UFC)

Debatedora: Linda Gondim.

11h30 – Lançamento de livros: Práticas de Cultura – contribuições franco-brasileiras para uma sociologia da arte e das políticas culturais e Viva Fortaleza.

Dia 29 de fevereiro – tarde

14h – Programação de vídeo – A experiência do Museu Urbano Tony Garnier (série: Cidades Culturais).

14h20 – Mesa Redonda: A arte e a cidade: dispositivos de ação pública e apropriação cultural.

Coordenador:  Linda Gondim (UFC)

Convidados:   Abdelhafid Hammouche (Université Lille 1)

Nelson Brissac Peixoto (PUC/SP)

Kadma Marques Rodrigues (UECE)

Debatedora:    Irlys Barreira (UFC).

Dia 01 de março (quinta-feira) – manhã:

9h – Programação de vídeo – Regando Pedras.

09h30 – Mesa Redonda: Coletivos artísticos e recomposição urbana – o caso da Praia de Iracema.

Coordenadora: Maria Lúcia Bueno (UFJF).

Convidados: Fausto Nilo (arquiteto).

Marcelo Santiago (Galpão Marcelo do Sol)

Alexandre Veras (Alpendre).

Debatedora: Kadma Marques (UECE).

Dia 01 de março – tarde:

14h – Programação de vídeo – Zé.com.

14h20 – Mesa Redonda: Processos de patrimonialização da cidade.

Coordenador: Silas de Paula (UFC).

Convidados: Mário Pragmácio (Universidade Cândido Mendes).

Irlys Barreira (UFC).

Sergio Rocha (Poço da Draga)

Debatedor: Romeu Duarte (UFC)

17h – Cerimônia de encerramento: homenagem aos artistas José Tarcísio e Hélio Rola.