A volta das garças

12 de setembro de 2013 - 14:36

La poesia está en las calles.

O ensinamento do poeta espanhol Federico Garcia Lorca permite que se veja poesia não apenas nas ruas mas também – e especialmente – em vegetação esturricada pela seca, em labaredas, em montes de areia revolvida, em ventos que descabelam e levantam saias. Até mesmo escavadeiras e tratores podem remeter aos delírios de Dom Quixote quando enfrentava os moinhos. Porém, ao invés de monstros, as pesadas máquinas podem ser instrumentos a serviço de um bem maior: a limpeza da lagoa do Campus do Itaperi.

A lagoa do Itaperi estava tomada por aguapés que podem entupir o sangradouro e, com isso, podiam causar alagamentos que prejudicariam também as casas da circunvizinhança. Diante deste perigo, a UECE, por intermédio do Núcleo de Engenharia da FUNECE, entrou em contato com a Secretaria Executiva Regional (SER) IV.

O primeiro contato com o secretário Airton Mourão, da SER IV, aconteceu em julho e há duas semanas começou a limpeza do leito da lagoa do Itaperi, com a retirada de até dez caçambas diárias de lixo e de aguapés. Estão sendo feitas poda das árvores e terraplanagem na beira da lagoa. Os trabalhos devem estar concluídos em outubro, como informou o engenheiro Oto Soares de Oliveira.

A parceria entre a UECE e a SER IV já tem rendido frutos. É possível ver com precisão toda a extensão da lagoa, uma lâmina d’água com 41.569,71m², antes encoberta pela proliferação de aguapés. Enxerga-se também agora claramente o sangradouro, que fica a leste do Restaurante Universitário.

É bom para a comunidade do entorno, em geral, para a comunidade ueceana, em particular, e para as garças, especialmente, que podem voltar a pousar, ter a lagoa do Itaperi de volta.

alt

Braço do Riacho Alto da Coruja, a lagoa do Itaperi limpa mostra agora sua mansidão esplendorosa. Volta a ser lugar de pouso e repouso de garças. Vê-las voando sobre o espelho d´água faz Lorca ceder lugar ao poeta pantaneiro Manoel de Barros: “Quando meus olhos estão sujos da civilização, cresce por dentro deles um desejo de árvores e aves”.

ANTES DA LIMPEZA:

alt

alt

DURANTE

alt

alt

ESTA SEMANA

alt

alt

Fotos: Assessoria de Comunicação, professora Célia Sampaio e Oto Soares de Oliveira