Artigo de professores do GFT/UECE e da UFC ganha destaque internacional

30 de maio de 2017 - 12:30

A repercussão do artigo resultou ainda no convite para que o trabalho seja apresentado na Conferência Internacional sobre Astrofísica e Física de Partículas, em San Antonio, no Texas, EUA

O artigo “Dependence of the black-body force on spacetime geometry and topology”, dos professores do Grupo de Física Teórica (GFT), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Célio Rodrigues Muniz, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), e Marcony Silva Cunha, do Campus de Fortaleza, em parceria com professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi publicado no periódico Europhysics Letters e ganhou ainda mais destaque em publicação no portal Phys.org, um dos sites mais populares de física e áreas afins na atualidade. Ele tenta traduzir para uma linguagem mais simples os artigos que consideram de relevância no meio acadêmico.

O artigo trata da influência das propriedades geométricas e topológicas do espaço-tempo gerada por objetos distintos, com diferentes simetrias, sobre a força de corpo negro, que, de acordo com Marcony Silva Cunha, são objetos ideais que absorvem toda a radiação incidente sobre eles e que a reemitem de uma forma bem particular, a uma determinada temperatura.

A força de corpo negro foi descoberta teoricamente por físicos austríacos em 2013, que mostraram que átomos neutros sofrem uma força atrativa nas imediações desses objetos, a qual pode superar até mesmo a força repulsiva oriunda da pressão da radiação emitida do próprio corpo negro. “O que fizemos foi colocar essa força em um contexto mais amplo, envolvendo fontes que vão desde estrelas de nêutrons e cordas cósmicas até sistemas encontrados em física da matéria condensada”, explica o pesquisador.

O trabalho, após 24h de sua publicação no site, teve mais de 2.000 visualizações. “Particularmente, nosso trabalho teve um destaque, acreditamos, poucas vezes visto e de maneira muito instantânea. Após seis dias, já são 4.200 visualizações no site Phys.org.”, comemora  Marcony.

A repercussão do artigo resultou ainda no convite para que o trabalho seja apresentado na Conferência Internacional sobre Astrofísica e Física de Partículas, em San Antonio, no Texas, EUA, que será realizada em novembro deste ano. No evento, estará presente, dentre outros nomes, o professor Steven Weinberg, prêmio Nobel de Física em 1979, pela formulação da “Teoria Eletrofraca”.

Para a notícia sobre o trabalho no phys.org acesse:  https://m.phys.org/news/2017-05-blackbody-spacetime-geometry-topology.html#
Para acessar o artigo original e outros dados estatísticos relacionados ao trabalho, veja no site da revista em: http://iopscience.iop.org/article/10.1209/0295-5075/117/60001
Para acesso simples ao artigo, porém grátis, veja o banco de dados: https://arxiv.org/pdf/1510.01211.pdf