Artigo de professora da Favet compõe acervo da Biblioteca Digital da Questão Agrária

31 de agosto de 2015 - 17:35

Integrante do corpo docente da Faculdade de Veterinária (Favet) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), a professora Déa Vidal teve um de seus artigos selecionados para compor a Biblioteca Digital da Questão Agrária Brasileira, projeto executado pela Universidade de Brasília (UnB) que tem o apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

O artigo da professora Déa, sobre a evolução do campesinato no semiárido cearense, destaca que a incorporação maciça de meios importados para desenvolver a agroexportação, além de ser inacessível ao campesinato do Ceará, é geradora de crise para esse Estado.

Em virtude deste cenário, a professora da Favet sustenta que é necessário realizar a mobilização prioritária e o melhoramento continuo dos recursos locais do semiárido: dinamizar os recursos fundiários, mobilizar a força de trabalho da população camponesa e utilizar maximamente as energias endógenas.

Segundo a autora, é preciso também satisfazer prioritariamente as necessidades locais da reprodução social – de subsistência e ecológica – através da valorização do trabalho e outros recursos disponíveis, bem como a minimização dos insumos onerosos.

Esse modelo questiona a prática capitalista dominante, que maximiza a agroexportação, juntamente com as importações dos meios modernos, em detrimento da economia camponesa, que constitui 98% das unidades produtivas do Ceará.

“Trata-se, de uma nova via, de um novo modelo de desenvolvimento: autocentrado e menos dependente”, sustenta a professora, acrescentando que procura-se, por conseguinte, restaurar a economia alimentar e os ecossistemas degredados e propõem-se tecnologias realmente adaptadas, intermediárias através de projetos de desenvolvimento integrado”.

“O principal objetivo desse desenvolvimento”, ressalta a autora, “deve ser precisamente o de salvar, restaurar e aperfeiçoar a economia camponesa, que controla os recursos e os ecossistemas marginais e ameaçados, os espaços perplexos como o Sertão do Ceará”.

Confira o artigo na íntegra da professora Déa, no site da Biblioteca Digital da Questão Agrária Brasileira.