Área de Humanas ganha mais de 100 novos profissionais formados pela Uece

8 de julho de 2019 - 18:23 # # # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou na última quinta-feira (04/07), no Campus Itaperi, duas cerimônias de Colação de Grau para 116 concludentes dos cursos de Filosofia, Ciências Sociais, Música, História, Psicologia e Letras, vinculados ao Centro de Humanidades (CH).

“Hoje, viramos uma página importante de nossas vidas, mas a cada conquista sobrevêm novas responsabilidades. O livro está em nossas mãos, repleto de páginas em branco, e é nossa missão produzir novas escrituras”, disse o representante discente Paulo Bruno de Andrade Braga.

A também representante dos formandos, Maria Úrsula Figueiredo, destacou a importância de se formar pela Uece, mesmo diante do contexto político. “Os cursos da área de Humanidades sofrem ataques e julgamentos por serem considerados cursos de ‘menor importância’. Continuaremos a desvendar as complexidades da sociedade humana, da psique e de suas mais diversas criações, valorizando a produção de conhecimento sobre a condição humana, principalmente a partir do pensamento crítico e sensível sobre diversas realidades, proporcionando ensinamentos que vão além das teorias técnicas”, disse Úrsula.

Ao considerar esse atual cenário político, o presidente das cerimônias e vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, falou do dever de defender a universidade pública. “Temos a obrigação, ética e política, de lutarmos contra o desmantelamento do Estado Democrático e de Direito, bem como de sermos, como universidade pública, um espaço de recuperação da esperança do povo brasileiro. Os tempos de hoje exigem uma universidade pública combativa”, ressaltou o vice-reitor.

Presente na mesa principal, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, destacou a importância dos novos profissionais, mesmo diante desse contexto político, espalharem o conhecimento adquirido e produzido na universidade que ele lembra ser a melhor estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O orador docente, João Emiliano Fortaleza Aquino, chama a atenção da plateia ao dizer que, se bem observado, o ataque às Ciências Humanas é bem justificado. “Não, porém, do lado dos que atacam, mas do nosso. O campo ético e epistêmico que a transmissão filosófica constituiu e nos legou não é outro que a persistência nessa aposta sempre renovada de que os homens possam responder a seus atos e reconsiderar suas obras”.

A professora Marisa Ferreira Aderaldo, também representando o corpo docente, lembra que, sob qualquer que seja o momento político, os concludentes devem ter sempre em mente as palavras juradas durante as cerimônias. “Lembrem-se do juramento solene de servir a comunidade, sem esquecer jamais que essa conquista, além do esforço e talento de cada um, foi custeada pelo conjunto da sociedade, inclusive da imensa maioria cujas filhas e filhos não tiveram acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade”.

Para deixar os eventos ainda mais especiais, foi realizada apresentação do grupo de violões da Uece, Quartzo Verde, sob a orientação do professor George Pessoa; e do trio Flauta, Saxofone e Violão. As cerimônias contaram ainda com a participação de uma intérprete de Libras.