Aprovado pela Capes com nota 4, ProfBio será ofertado pela Uece em 2017

9 de dezembro de 2016 - 12:20

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) ofertará, a partir do próximo semestre (2017.1), o Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio), que foi aprovado com nota 4, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Programa é dirigido a professores de Biologia em atividade nas redes públicas de ensino, com foco na sala de aula da educação básica.

Na Uece, o corpo docente contará com representantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi), da Faculdade de Educação de Crateús (Faec), da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli) e da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc).

O ProfBio tem como objetivo a qualificação profissional de professores de Biologia em exercício na educação básica, visando a melhoria do desempenho do professor em sala de aula, tanto em termos de conteúdo como em relação às estratégias de facilitação do processo de ensino-aprendizagem da Biologia como uma ciência experimental.

O curso será pautado na lógica da construção do conhecimento científico, para consolidar o entendimento de ser a Biologia uma ciência experimental, sendo essa construção de conhecimento associada à transposição didática imediata, de maneira que o mestrando trabalhe simultaneamente com seus alunos os conceitos explorados em cada tópico de Biologia, através do desenvolvimento de estratégias de abordagem destes temas.

A formação do professor no uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) será trabalhada através da realização de parte das atividades do curso em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), envolvendo a utilização de diversas ferramentas, complementadas por disciplinas de instrumentação no uso de diferentes recursos tecnológicos e audiovisuais.