Aprovada a criação do Curso de Formação Pedagógica para Educação Profissional

7 de março de 2013 - 17:49

A criação do Curso de Formação Pedagógica para Educação Profissional foi aprovada pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual do Ceará (CONSU/UECE), na primeira reunião daquele colegiado na segunda-feira, dia 4.

Proposto pelo Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), o Projeto Pedagógico do Curso de Formação Pedagógica para Educação Profissional na Modalidade a Distância foi apreciado e recebeu parecer favorável do Colegiado do Curso de Química, do Conselho do Centro de Ciências e Tecnologia e da Coordenadoria Técnico-Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação.

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) obedece as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) para “programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas da educação profissional em nível médio” e foi aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), em fevereiro último.

O novo curso da UECE possui alta relevância para o Ceará, pois atualmente existem 82 escolas de educação profissional na rede pública, com meta de alcançar 154. Os professores – embora bacharéis, com perfil profissional qualificado do ponto de vista técnico – não possuem a qualificação exigida para atuar no magistério da educação básica, haja vista que não tiveram disciplinas pedagógicas na graduação.