Aplicativo da Semana Universitária foi um sucesso

3 de dezembro de 2013 - 12:19

alt

Um dos grandes sucessos da XVIII Semana Universitária foi o aplicativo para Android com as programações acadêmica e cultural, informações gerais e noticias sobre o evento: em apenas 14 dias, foram feitas 214 instalações do app Semana Universitária, o que significa mais de 15 downloads por dia.

O aplicativo foi desenvolvido pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), Jerffeson Teixeira, professor da Graduação e do Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação, e pelo aluno do curso de Computação, Davi Barros Pires, e disponibilizado para download gratuito no Google Play desde o dia 15 de novembro.

alt

“O aplicativo, a meu juízo, cumpriu muito bem os seus objetivos, servindo como um excelente instrumento de divulgação das atividades da Semana Universitária, além de mostrar um alto nível de profissionalização, refletindo a importância que a SU tem para a PROPGPq, como grande instrumento de divulgação das atividades de pesquisa desenvolvidas na UECE”, afimrou o pró-reitor.

Em relação a projetos futuros relacionados ao aplicativo, a ideia é adicionar novas funcionalidades, como a consulta à data, local de apresentação da cada sessão, emissão de avisos informando o inicio das atividades, entre outras.

Davi está no sétimo semestre do curso de Computação e esta foi sua primeira experiência completa com o desenvolvimento e disponibilização de um app para o público. Anteriormente, ele iniciou um outro aplicativo, com o objetivo específico de em prática os conhecimentos que havia adquirido em Android e também para ampliá-los. “Mas não cheguei a concluir a aplicação, pois a deixei de lado para fazer o app da Semana Universitária da UECE.”

Ele levou cerca de 4 meses para desenvolver o app Semana Universitária. Tempo que ele considera longo, porque não tinha prática e precisou aprender muitas coisas para fazê-lo, o que fazia em seu tempo livre. “Gostei muito de fazer essa aplicação, pois aprendi muito durante o desenvolvimento, ampliei muito meu conhecimento em desenvolvimento para Android.”

Com relação à quantidade de downloads, 214, em apenas 14 dias, Davi considera-a “muito boa e acho que muitos gostaram bastante do app”. Ele também vê como muito positivo ainda o papel inovador da UECE ao oferecer o app. “A Universidade está tomando um rumo muito bom e atual no mercado, não ficando parada no tempo e procurando utilizar todos os recursos da atualidade para ter um maior envolvimento com os alunos.”

Davi gostou tanto da experiência que planeja continuar desenvolvendo outros aplicativos. “Com certeza entre os meus planos está criar vários outros, além de melhorar esse da Semana Universitária. As ideias já surgiram o que falta é apenas o tempo”, diz Davi, com seu largo sorriso.