Análise de Discurso Crítica é tema de livro e de podcast do GPADC/Uece

27 de janeiro de 2021 - 10:14 # #

 

O Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica (GPADC/Uece), coordenado pelo professor Lucineudo Irineu, lançou o livro, impresso e eletrônico, e o podcast Análise de Discurso Crítica: conceitos-chave.

A obra discute conceitos-chave que auxiliam na problematização/desconstrução de relações de poder projetadas na sociedade contemporânea e se preocupa em fornecer aos pesquisadores em Análise de Discurso Crítica a oportunidade de autorreflexão sobre sua atuação do mundo a partir das noções de discurso, poder, ideologia, hegemonia, texto, modernidade tardia, prática discursiva, prática social, mudança discursiva e social, e dialética discurso-sociedade, debatidas por escritos nos capítulos e oralmente nos podcasts que compõem a obra.

O livro é organizado pelos professores e pesquisadores Lucineudo Irineu, Adriana Pereira, Ametista de Pinho Silva, Ana Lorena Santana, Fernando Henrique de Lima e Suellen dos Santos.

O podcast, idealizado e coordenado pelo professor Filipe Teixeira, tem como objetivo ser mais uma plataforma para acesso ao conteúdo abordado no GPADC, mais especificamente a partir dos conceitos abordados no livro Análise de Discurso Crítica: conceitos-chave.

“O livro é o ponto de partida, sem dúvida, porém, nas discussões que desenvolvemos na gravação do podcast, expandimos os temas e abordamos questões que vão além dos 10 conceitos que intitulam cada capítulo do livro. Dessa forma, considero que o podcast é voltado para quem se interessa por temas mais gerais, como sociologia, filosofia, linguagem etc”, explica Filipe.

Saiba mais em https://www.uece.br/gpadc/conceitoschave/