Ambulatório da UECE prepara servidores para enfrentar o mosquito da dengue

27 de fevereiro de 2009 - 13:52 #

Como a dengue ocorre principalmente entre os meses de janeiro e maio, antecipando-se às conseqüências, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) está promovendo um curso de Capacitação em Dengue para 23 servidores da Instituição. Com aulas presenciais e de campo, o curso terá 20h/a e o seu encerramento acontecerá  no próximo dia 5 de março. Além da teoria, os participantes cumprem uma prática diferente: atuam na limpeza externa do Campus do Itaperi, ou seja, fora das salas de aula, incluindo banheiros, onde são encontrados copinhos e garrafas de plástico, geralmente com água. E esse é um local bem propício para o mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti.

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), através do Projeto de Extensão “Ambulatório de Saúde Mental e Coletiva”,  com o apoio do Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde (LAPRACS) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UECE,  parceria da prefeitura do Campus do Itaperi e colaboração da Pró-Reitoria de Administração(PROAD). Segundo um dos coordenadores do curso, prof. Augusto Martins Torres, os participantes receberão certificados. As aulas são ministradas por professores bolsistas do LAPRACS e alunos do terceiro semestre do curso de Enfermagem.