Ambiente de Empreendedorismo e Inovação da UECE finaliza primeira turma

23 de dezembro de 2020 - 10:33 # #

No último dia 16 de dezembro, a Incubadora de Empresas da Universidade estadual do Ceará realizou a cerimônia de encerramento da primeira turma do Ambiente de Empreendedorismo e Inovação da UECE, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico – SDE. O programa apoiou 12 projetos, 10 deles finalizaram todas as etapas.

Estiveram presentes à Cerimônia a Coordenadora executiva da INCUBAUECE, Mazé Barbosa; o Coordenador da Coordenadoria de Projetos e Desenvolvimento Econômico da SDE, Paulo Barbosa; a Coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da SECITECE, Gabriella Purcaru; Membros das equipes participantes; Avaliadores, mentores e facilitadores que contribuíram com a Execução do Programa.

Durante a cerimônia a Coordenadora Executiva da IncubaUece, Mazé Barbosa, ressaltou a importância das parcerias firmadas para o sucesso dessa etapa e destacou o apoio do Programa Corredores Digitais que além de disponibilizar sua metodologia e plataformas de interação online facilitou a interação com sua rede de professores e mentores. “Para a segunda etapa do projeto que ocorrerá no próximo ano, o aprendizado adquirido e as parcerias firmadas serão essenciais”, disse ainda a Coordenadora.

O vídeo de apresentação dos resultados do primeiro ano desse projeto bem como da Cerimônia estão disponíveis no canal do Youtube da Incubadora.

Para assistir a cerimônia de encerramento Acesse Aqui

Para assistir ao vídeo de apresentação dos resultados do Ambiente de Empreendedorismo – Acesse Aqui

Saiba mais sobre o Programa

O Ambiente de Empreendedorismo e Inovação implantado na Universidade Estadual do Ceará (UECE), sob o comando da Incubadora de Empresas e Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (INCUBAUECE) é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico – SDE, e tem por objetivo fomentar o empreendedorismo de pequenos negócios por meio do apoio, suporte e mentoria de startups na cidade de Fortaleza – CE.

Os Ambientes de Empreendedorismo e Inovação centralizam e materializam a qualificação de potenciais empreendedores no processo de criação de novos empreendimentos, além do apoio à geração de ideias, orientação do empreendedor na seleção de oportunidades de geração de empreendimentos para futura incubação, levando-os ao desenvolvimento de negócios de alto impacto. São espaços de trabalho compartilhados voltados para o desenvolvimento de ações de empreendedorismo e inovação, com o propósito de realizar, em parceria com ICTs, a criação de startups.

O programa do ambiente se divide em duas etapas principais:

Na primeira fase do programa, para Estímulo Empreendedor, teve como objetivo melhorar a qualidade e aumentar a quantidade de candidatos ao processo de modelagem de negócios e foi aberta ao público em geral. No total 266 pessoas foram impactadas com ações de estímulo e desenvolvimento de competências em inovação e empreendedorismo por meio de oficinas e palestras presenciais, no período de janeiro a março de 2020.

O Programa contou ainda com a fase de Modelagem de Negócios, destinada a apoiar 12 projetos, que foi disponibilizado assessorias individuais e coletivas com mentores especialistas na criação de novos negócios e com maior capacidade de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de Fortaleza.

No total foram realizados 24 workshops/webinar e 112 horas de mentorias relacionadas a Análise de Mercado, Validação do Problema, Modelo de Negócio, Monetização, Master Pitch, Governança Corporativa para Startups, Aspectos Legais para Startups, Experiência do Usuário, Design Sprint, Branding e Inbound Marketing, Captação de recursos; Propriedade Intelectual, Modelagem Financeira, Produção de Conteúdo e Prospecção de Clientes. Além de acesso a cinco cursos online da Plataforma Corredores Digitais Academy e a curadores de outros dois cursos online de instituições parceiras.

Com objetivo de proporcionar o melhor conteúdo disponível no mercado local, às equipes selecionadas, foi firmado parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará – SECITECE, por meio do Programa Corredores Digitais, a qual disponibilizou entre outros:

– Rede de Mentores e facilitadores,

– Recursos humanos e ferramentas que permitiram a execução das ações, e

– A metodologia do Programa dos Corredores Digitais adaptada e cursos online.

Além disso, o programa contou com o apoio de 16 facilitadores, 16 mentorias e 34 avaliadores de instituições parceiras com expertises em mercado e/ou na área de atuação dos projetos submetidos, listados abaixo:

Adriana Kellen Honorato – FRATRES Consultoria e Projetos ME

Alexandre Hollanda – UNIFAMETRO

André Albuquerque – Projeto Robótica e Sustentável

André Luiz Carneiro de Araújo – IFCE

André Luiz de Souza Araújo – IFCE

Antônio Genésio Vasconcelos – EMBRAPA

Ari Clecius Alves de Lima – NUTEC

Bruna de Sousa Felix – Instituto Atlântico

Camila Forte – SENAI

Cristiane de Mello Salgueiro – ACP Biotecnologia

Davi Vasconcelos – AgendaEdu

Eduardo Carneiro Lima – NUTEC

Enio Giuliano Girão – EMBRAPA

Enzo Maestri – Resultados Digitais

Epitacio Nascimento Filho – NUTEC

Érico Veras Marques – UFC

Ernani Andrade Leite – IFCE

Fábio Suárez Ortiz – Ninna Hub & Grow

Francisco Roberto Pinto – UECE

Gabriella Purcaru – SECITECE

Gisele Antenor – Instituto Atlântico

Hugo Fernandes Ferreira – UECE

Ítalo Furtado – Rogue Fairy e ASCENDE

João Victor Barreto – Rebouças, Barreto & Aragão Advogados

João Henrique – UECE

Leonardo de Alencar – Techstars Startups

Lucineudo Machado Irineu – UECE

Lutero Carmo de Lima – UECE

Magda Maya – Geoanalysis

Manú Oliveira – Social Brasilis

Marcial Porto Fernandez – UECE

Marcos César – Desenrolado

Marcos Mendes – Farias Brito

Maria Sueli Vasconcelos – CENTEC

Marília Coelho – Box Maria Bonita

Martonio Mendes – Programa Corredores Digitais

Mayra Costa – NUTEC

Mayra Garcia Maia Costa – NUTEC

Moisés Santos – Instituto de Inovação

Monike Oliveira – Abracadabra

Paulo Henrique Maia – UECE

Rafael Lopes Gomes – UECE

Raisa La Porta – Inovenow

Ricardo Toniolli – UECE

Rodrigo Tavares – Empresário

Rúbia Valério Naves de Souza – IFCE

Samuel Façanha Câmara – UECE

Thiago Ayres Barros – CriarCE

Wesley Lucena – Programa Corredores Digitais

Yara Marques – OPTMY

Yves Meneses Gurgel – Prefeitura de Sobral – Sec, do Trabalho e Desenvolvimento Econômico