Alunos e Egressos da UECE lançam livro sobre saúde e perspectivas atuais

6 de setembro de 2021 - 10:28 # # # #

O livro eletrônico (e-book) intitulado “A Saúde em Debate: perspectivas atuais para práticas”, lançado no último mês de julho, tem a proposta de apresentar transversalmente temas que perpassam a saúde e, em especial, a enfermagem. Temas como: mortalidade infantil, implantação de núcleo de segurança hospitalar, acessibilidade ao portador de deficiência visual em serviço de saúde, reflexões sobre ética e moral diante do erro humano, dentre outros assuntos, atestam o grau de maturidade dos 27 autores da publicação.

O livro organizado por Adriano da Costa Belarmino, Ítalo Lennon Sales de Almeida, Maria Eunice Nogueira Galeno Rodrigues e Roberta Nunes tem capítulos escritos por egressos e/ou alunos dos programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Cuidados Clínicos em Saúde da UECE (PPSAC e PPCCLIS).

Segundo Roberta Nunes, uma das organizadoras do exemplar e Procuradora Jurídica da Uece, a obra já se encontra no repositório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A obra conta com mais de 170 páginas e é prefaciada pelo professor e ex-reitor da Uece, José Jackson Coelho Sampaio, que ressalta “para a produção dos 10 capítulos que compõem o livro “Saúde em Debate: perspectivas atuais para práticas” uniram-se 27 autores, entre eles os quatro organizadores: graduados, mestres, doutorandos, professores doutores, atuantes nos campos da Enfermagem Clínica e da Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará – UECE, acolhendo a marca de várias redes de serviço e outras instituições universitárias”.

O professor Jackson ainda ressalta que além do aperfeiçoamento operacional das práticas de saúde, apresentando a necessidade de um livro como este, “há um debate de maior amplitude, aquele envolvendo a defesa da boa qualidade politica e humanística do Sistema Único de Saúde – SUS, e, em nível maior de abstração, há o debate sobre o conhecimento crítico-científico que a América Latina proporciona ao construir o paradigma da Saúde Coletiva.”

Acesse aqui a publicação completa.