Alunos do UeceVest se unem para ajudar gatos abandonados no Campus

8 de setembro de 2016 - 12:01

Os campi universitários, assim como praças e vários outros pontos de Fortaleza, são espaços onde, infelizmente e ilegalmente, cães e gatos são abandonados por seus proprietários. O Campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece) não foi excluído dessa “regra”.

Atualmente, cerca de 500 gatos vivem na Instituição. Muitos acabam sendo castrados em mutirões realizados pela Faculdade de Veterinária (Favet/Uece) ou por projetos de alunos, como o Grupo de Apoio ao Bem-Estar Animal (Gaba). Contudo, muitas necessidades básicas, como alimentação e medicação, estão distantes do suficiente.

A Uece, que não possui condições orçamentárias para cuidar dos animais, anunciou em janeiro de 2015 uma série de ações que estão sendo implantadas no Campus, como ilhas de alimentação e placas com a informação da legislação que tipifica o abandono de animais como crime.

Foi ao perceber o grande número de bichanos abandonados na Uece que a aluna UeceVest, Nariely da Silva Marques, de 18 anos, viu a oportunidade de fazer algo pelos gatinhos que ela nunca deixou passar despercebidos em nossa capital.

“Sempre vi muitos gatos na pracinha do Norte Shopping, procurei ajuda em associações, mas não tive sucesso”, desabafa Nariely. “Meus amigos da escola me chamavam de louca por que eu levava ração dentro da mochila pra eles”.

alt

A estudante conta que sempre foi apaixonada por bichos, em especial, por felinos. Em sua casa divide espaço com quatro gatos e dois cachorros.

Nariely, ao observar a carência dos animais na Uece e também o bom coração dos amigos, usou o Whats App para reunir outros colegas que tinham o mesmo desejo de ajudar. Um desses colaboradores é a estudante Lyane Cardoso dos Santos, de 19 anos. Ela, assim como Nariely, é apaixonada por animais. “Tenho três cachorros e quero me formar aqui na Uece em Medicina Veterinária”, revela Lyane.

Hoje estão envolvidos 18 alunos do cursinho, além de quatro amigas da organizadora que também se disponibilizaram. O grupo está recebendo doações para realização do bazar em prol dos gatinhos abandonados da Uece, que acontecerá no próximo sábado, dia 10, na Praça da Gentilândia, na Av. 13 de Maio, a partir das 15h. A lojinha estará entre muitas outras no bazar aberto que terá, de modo geral, fins beneficentes.

Alunos, professores e servidores da Uece que quiserem contribuir com essa boa ação podem deixar suas doações na secretaria do UeceVest, até às 13h de sexta-feira (9). Podem ser doados livros, roupas e acessórios.

Mais informações: 9 8787-9053