Alunos do PLI Portugal são recebidos pelo reitor da UECE

8 de agosto de 2013 - 15:27

alt

Treze alunos dos cursos de Física, Matemática, Química e Ciências Biológicas, de quatro unidades acadêmicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), embarcarão no próximo mês para Portugal, onde ficarão durante dois anos para fazer graduação sanduíche com dupla diplomação na Universidade do Porto, como parte do Programa de Licenciatura Internacional (PLI), da CAPES/MEC, que visa valorizar o docência da Educação Básica.

Esta é a segunda turma que a UECE envia para a Universidade do Porto. Coordenada pela professora Marcília Chagas Barreto, a primeira turma, de sete alunos, foi para a Europa no ano passado. A turma do PLI Portugal, deste ano, foi divida em duas áreas: uma de Física e Matemática, sob a coordenação da professora Ivoneide Pinheiro de Lima, conta com o apoio dos professores Carlos Jacinto e Ana Carolina Costa Pereira na comissão; outra de Química e Biologia, sob a coordenação do professor Fabrício Sudério, conta com o apoio das professoras Zilvani Fernandes e Cristiane Forte na comissão.

A professora Daniele Beserra Sudério não faz parte do quadro docente da UECE, mas integra a equipe do PLI, com a responsabilidade de oferecer formação em Inglês Instrumental aos estudantes.

No primeiro ano no Programa, os alunos têm que atingir no mínimo 48 ECTs (sigla em Ingês para Sistema Europeu de Acumulação e Transferência de Créditos). Caso não atinjam, deixam o programa e voltam, como informa a professora Ivoneide Pinheiro de Lima.

Os alunos selecionados ganham passagem aérea de ida e volta, têm seguro saúde, auxílio instalação, no valor de 1320 euros, além de uma bolsa mensal de 870 euros, segundo o professor Nilson Cardoso, que participou da coordenação da primeira turma do PLI e está dando apoio nesta segunda turma.

Dos 13 alunos que embarcarão para o Porto no próximo mês, dois são da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), dois da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), um da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), seis do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e dois do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Eles foram recebidos na manhã de quinta-feira, dia 8, pelo reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, e pela pró-reitora de Pós-Graduação, professora Marcília de Chagas Barreto, na Reitoria. Participaram da comitiva as professoras Ivoneide,  Zilvani, Daniela e Carolina e o professor Nilson Cardoso.

alt

Conheça os 13 alunos que irão fazer a graduação sanduíche com dupla diplomação na Universidade do Porto.

Valéria Freitas Lima  – Curso de Química, do CCT

Edilberto Gois Gomes – Curso de Ciências Biológicas, do CCS