Alunos do “Música é para a Vida” vão se apresentar no Festival Jazz e Blues

22 de janeiro de 2014 - 13:46 #

O projeto “Música é para a Vida”, nos dias 23 e 24 de janeiro, chega em sua segunda fase de atividades, a ser desenvolvida em nove municípios cearenses: Itapipoca, Acaraú, Camocim, Tianguá, Sobral, Canindé, Crateús, Tauá e Jaguaribe. A coordenação dos trabalhos é do professor Heriberto Porto, do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Professor Heriberto explicou que os 120 alunos, da segunda fase do projeto, farão residências e terão aulas de instrumento, prática de conjunto e teoria musical e ainda se apresentarão no Festival Jazz e Blues de Guaramiranga, região serrana de Baturité. No Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da UECE, em Pacoti, a 130 km de Fortaleza, as aulas serão ministradas por professores renomados e músicos que farão apresentações no Festival.

O projeto é uma realização da ONG Sociedade Cearense de Produção Cultural e Científica (SCPCC), com o apoio da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), além de parcerias com a UECE e a Universidade Federal do Ceará (UFC). A primeira fase do projeto, ocorreu em 21 municípios das diferentes regiões do Estado, desenvolvendo-se nas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDES), envolvendo 630 alunos e arte-educadores da rede estadual de ensino.

Segundo professor Heriberto, dos 630 que fazem parte inicialmente do projeto, serão selecionados 120 participantes, entre alunos e arte-educadores, os quais serão encaminhados às Residências Artísticas(segunda fase do projeto). Todo treinamento das Residências acontecerão no Campus de Pacoti.

“Música é para a Vida”, o projeto que possibilita a alunos e professores da rede pública acesso ao amplo universo da música, foi iniciado em dezembro de 2013, com a realização de oficinas em Fortaleza, Maracanaú e Horizonte. Em janeiro de 2014, foi a vez de atender participantes de mais 18 cidades do interior cearense. Nos próximos dias 30 e 31, serão beneficiados alunos e arte educadores de Baturité, Russas, Quixadá, Senador Pompeu, Iguatu, Icó, Crato, Juazeiro do Norte e Brejo Santo.

Fonte / Informação: Prof. Heriberto Porto (85) 8823-1793