Alunos do CECITEC e FAEC em noite de festa

9 de abril de 2014 - 14:22

alt

Trinta e cinco alunos da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) e do Centro de Ciências, Educação e Letras do Inhamuns (CECITEC), unidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Tauá, colaram grau na última sexta-feira, dia 4, em cerimônia realizada no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Crateús.

alt

Quem leu o juramento para 31 concludentes da FAEC – 14 do curso de Ciências Biológicas, 14 de Química e três de Pedagogia – e para os quatro do CECITEC – dois de Ciências Biológicas e dois de Química – foi Raila Kelly Alves de Sousa, da licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade. A oradora discente foi Antonia Mayza de Morais França, do Curso de Química da FAEC.

Em seu discurso, Mayza disse que aqueles que se formavam naquela noite “Entramos aqui, nessa Universidade, como pedras preciosas brutas, algumas até encobertas de terra e pó. Aos poucos a terra e o pó foram saindo, fomos sendo lapidados e lentamente nos descobrimos. Esse procedimento foi bastante demorado, chegou a levar anos, devido às inúmeras dificuldades, mas hoje, nosso brilho é imenso, porque não somos mais pedras brutas, e sim, valiosas pedras preciosas, cada uma com suas peculiaridades e beleza inigualáveis”.

Este processo de transformação, segundo a agora graduada em Química, “mostra que ´bons alunos´ não nascem prontos, simplesmente se transformaram em bons alunos. Mas para isso, é necessário contar com ajuda de excelentes profissionais, feras no polimento, os professores. Particularmente, nesses quatro anos que estive nessa universidade, fui contemplada com o trabalho que estes profissionais realizam, pois em meio a todas as dificuldades que tem nossa instituição, acreditem, verdadeiros milagres saem daquelas salas”. Clique aqui e confira o discurso de Mayza na íntegra.

A professora de Ciências Biológicas das FAEC, Leomária Inácio do Nascimento, foi a oradora docente, que dividiu sua fala entre passado, para agradecer, e futuro, para perceber novos horizontes.

“Espero que você não vislumbre um futuro com pessimismo, desânimo ou fracasso. A vida sempre foi composta de dificuldades. Quem disse que seria fácil você ter se formado? Entretanto o mundo abre as portas para quem sabe aonde ir. A mensagem que deixo para vocês é que seja ambicioso, não ganancioso, pois a ganância é egoísta, porém, ser ambicioso é algo positivo, significa ter altos ideais, Muitas pessoas de talento não conseguem atingir nada nesta vida, por que não possuem um objetivo definido pelo qual lutar”.

Ter os pés no chão, mas também o coração nas nuvens. “Ter um sonho faz toda diferença! Tenha um sonho, acredite no seu potencial, transforme o seu sonho em realidade, lute, persista, não desanime. Se cair, levante. Seja completamente apaixonado pelo que você faz. Não se contente com realizações mesquinhas. Olhe para frente e para o alto como as águias, não olhe para baixo como as galinhas”. Clique aqui e confira o discurso da professora Leomária na íntegra.

Homenagem inédita e merecida

Fonte: Com Assessoria de Comunicação da FAEC. As fotos foram gentilmente cedidas pelo Studio Fotográfico Multicores, de Crateús.