Alunos de Medicina Veterinária da Uece promovem “O Dia do Não a Leishmaniose”

18 de janeiro de 2017 - 18:51

Com o objetivo de levar informações básicas sobre a leishmaniose à população da cidade de Guaiuba, a 38km de Fortaleza, estudantes do 6º semestre do curso de Medicina Veterinária, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizarão nesta sexta-feira (20) “O Dia do Não a Leishmaniose”. A ação altacontecerá das 8h30 às 12h, na Praça do Santo Cruzeiro, no Centro de Guaiuba.

A leishmaniose visceral canina é uma zoonose popularmente conhecida como calazar. Ela acomete cães e seres humanos. Seu vetor de transmissão é o inseto conhecido como mosquito-palha.

A ideia surgiu como atividade da disciplina Doenças Parasitárias, ministrada pela professora Verônica Campello. “Vamos abordar as pessoas, falando sobre os perigos da leishmaniose para o homem e os animais, o que fazer para prevenir e onde procurar ajuda no município. Será um momento simples, mas de muita movimentação, com entrega de panfletos e mostra do parasita no microscópio e na lupa”, explica a coordenadora da ação.

“O Dia do Não a Leishmaniose” conta com a parceria do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Núcleo de Controle de Vetores da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (NUVET), Prefeitura de Guaiuba, MSD Saúde Animal e Avipec.