Alunos de Medicina Veterinária da Uece participam de vacinação no Abrigo São Lázaro

20 de junho de 2017 - 13:44

Acadêmicos da disciplina Doenças Infecciosas Veterinárias do Curso de Medicina Veterinária da Favet/Uece, sob a responsabilidade da professora Salette Lobão Torres Santiago, participaram, no último dia 13 de junho, de vacinação contra leishmaniose visceral canina, mais conhecida como calazar, em animais do Abrigo São Lázaro.

alt

Serão aplicadas três doses em cada animal, divididas em intervalos de 21 dias entre elas. Antes da vacinação, os estudantes realizaram o teste rápido DPP, método de triagem para o diagnóstico da leishmaniose visceral canina.

alt

A iniciativa faz parte da implantação do projeto piloto de vacinação, autorizado pelo Ministério da Saúde e Ministério da Agricultura, sendo selecionadas, inicialmente, as cidades de Fortaleza e Brasília.

alt

A capital cearense foi escolhida devido às políticas públicas adotadas pela Célula de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com atividades de prevenção, controle e educação desenvolvidas na área.

alt

Uma parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o laboratório CEVA permitirá a vacinação de 800 animais, em média, contra a leishmaniose, causada por um protozoário flagelado do gênero Leishmania, transmitido pela picada de fêmeas de Lutzomyia longipalpis, conhecido como mosquito-palha. Ele se reproduz em materiais orgânicos e úmidos.

alt

“A ação, além de favorecer o treinamento técnico dos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, permitiu uma visão mais humanística por parte dos acadêmicos, mostrando o papel do Médico Veterinário na Saúde Única, com responsabilidade imprescindível junto à sociedade, zelando tanto pela saúde e bem-estar animal, como pelo controle e prevenção de zoonoses”, ressaltou a professora Salette Santiago.

alt

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Brasil está entre os cinco países onde residem 90% dos casos de leishmaniose do mundo. A cidade de Fortaleza registrou 87 casos humanos com oito óbitos e 5.101 casos caninos em 2016.