Alunos de geografia da UECE estudam espaço do Ronda do Quarteirão

27 de janeiro de 2010 - 09:17 #

“Entender como geografizar a violência urbana e compreender a sua complexidade, sem cair no senso comum e nas informações da mídia” é o tema da aula de campo que professor Eudório Fernandes, da disciplina Geografia Humana do Brasil do curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vai ministrar para um grupo de 30 anos do curso de Geografia da UECE. O professor e os estudantes vão acompanhar o Ronda do Quarteirão, na manhã dessa sexta-feira (29/01), no seu roteiro de trabalho. Eles querem saber como atua o Ronda, nos espaços geográficos de Fortaleza e da Região Metropolitana, cujo desempenho é de maneira ostensiva e preventiva para manutenção da paz e da ordem pública, de acordo com as normas do Programa de Segurança do Governo do Estado.

Segundo o professor Eudório Fernandes, o melhor conhecimento do espaço geográfico leva o aluno a familiarizar-se com o mundo do qual faz parte. Busca-se assim, estimular o senso crítico desse aluno em relação a sociedade que o cerca, condição indispensável para a construção da sua cidadania. E é dentro desse contexto real que os estudantes de geografia farão as suas análises e, no final, elaboram um trabalho com as suas conclusões.

Contato: prof. Eudório Fernandes,  9137-1440 e 3273-4908