Alunos de Enfermagem da Uece ocupam primeiros lugares em seleções de Residência

6 de março de 2017 - 14:47

Quinze alunos egressos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (Uece) acabam de ser aprovados, nas primeiras colocações, em seleções de Residência da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Escola de Saúde Pública, do Instituto Federal de Cardiologia do Distrito Federal e do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia São Paulo.

alt

Para celebrar a conquista, a coordenação do curso de Enfermagem realizou no último dia 23 de fevereiro homenagem aos novos residentes. De acordo com a coordenadora do curso, professora Francisca Gomes Montesuma, essa é uma vitória não somente dos alunos, mas da Universidade que, mesmo diante de todas as dificuldades, permanece entre as melhores Instituições de Ensino Superior do país.

alt

O reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, ao fazer um breve histórico da Enfermagem na Uece, ressaltou que o curso é o mais antigo da Instituição, com 74 anos de existência, iniciado com a Escola de Enfermagem São Vicente de Paula, a 1ª de formação superior da profissão nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

alt

“O curso de Enfermagem da Uece, em sua trajetória, destaca-se por sua historicidade e por sua verticalidade. Oferecemos desde o curso de nível médio de Técnico em Enfermagem até acolhimento a Pós-Doutores, passando pela histórica graduação, pela pós-graduação Lato Senso e por uma robusta pós-graduação Stricto Sensu, com mestrado e doutorado. Há uma lacuna, cuja reparação começou com a transformação do último ano da graduação em Internato, e que se completa com a elaboração de Residência própria em Enfermagem, parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará”, disse o reitor.

Jackson Sampaio parabenizou os recém-aprovados e deixou um convite. “Parabéns! Vocês são exemplos de sucesso e nos orgulham com isso! Esperamos vocês em nossos Mestrados e Doutorados, e, quem sabe, como nossos professores”.

alt

Os homenageados prestigiaram ainda apresentação da violinista Rejane Glaucia Pisarro Cortez, que tocou, entre outras músicas, Aquarela, de Toquinho.

alt

Estavam também presentes na ocasião as professoras Maria Rocineide Ferreira da Silva, Ana Virginia de Melo Fialho, Saiwori de Jesus Silva Bezerra dos Anjos, Mardênia Gomes Ferreira Vasconcelos, Terezinha Almeida Queiroz e Vera Lúcia Mendes de Paula Pessoa.

alt

Veja a lista dos aprovados:

1. Antônio Jackson dos Santos Cruz
Residência Multiprofissional – Enfermagem em Transplante pela Universidade Federal do Ceará 3º lugar

2. Carla Siebra de Alencar
Residência Multiprofissional – Enfermagem em Diabetes pela Universidade Federal do Ceará 1º lugar

3. Francisca Thays dos Santos Alexandre
Residência Multiprofissional – Enfermagem em Neurologia e Neurocirurgia pela Escola de Saúde Pública 3º lugar

4. Francisco Wagner Pereira Menezes
Residência de Enfermagem em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública 1º lugar

5. Janaine Gomes de Holanda Oliveira
Residência de Enfermagem em Cardiologia do Instituto Federal de Cardiologia do Distrito Federal 3º lugar