Alunos de Computação da UECE criam app para agendar lavagem de carro

13 de agosto de 2014 - 18:19

alt

Com 22 anos, Davi Vasconcelos (esquerda) é aluno do nono semestre e Levi Macario, de 21 anos, do sétimo do Curso de Computação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Durante três meses eles trabalharam cerca de 18 horas diárias de segunda a domingo em seu projeto. Na semana passada, na Feira do Empreendedor do Ceará, realizada de 5 a 9 de agosto, eles apresentaram o resultado de seus esforços, uma startup, negociaram a ampliação de sua área de atuação, montaram uma empresa e acabam de contratar um funcionário.

Os alunos do Curso de Computação da UECE desenvolveram um aplicativo, o Washer, que permite o usuário agendar a lavagem de seu carro, evitando, assim, esperas longas, o que acontece com frequência especialmente depois de finais de semana e feriados. A ideia do app surgiu quando Levi falou precisamente sobre este problema que ele enfrenta: de ter que lavar o carro e não ter tempo, exatamente quando os dois saíam de um evento de empreendedorismo.

Ex-empresários júniores, Davi e Levi vinham analisando potenciais negócios, antes daquele momento eureka. Um deles foi o delivery de lavagem – ou seja, o cliente tem seu carro lavado em casa. Cogitaram também a lavagem ecológica – ou seja, o cliente tem seu carro lavado em casa, sem precisar utilizar água.

“A gente viu que tudo isso podia ser um app, pois o Levi tem carro”, disse Davi. O Washer já está com mais de 100 downloads e 12 estabelecimentos já estavam cadastrados, 10 que oferecem o serviço normal de lavagem e dois de delivery.

Há um mês, eles criaram sua empresa para tocar o negócio. “Já temos, CNPJ, faturamento e acabamos de contratar uma pessoa”, explicou, feliz, Davi. O novo funcionário contratado está desenvolvendo a versão iOS, para iPhones, para o Washer, que já encontra-se disponível para Android e Webapp.

Através do Washer, o usuário localiza o lava rápido preferido, faz o agendamento do serviço e não gasta horas na fila para ser atendido e ainda ganha desconto de 10% na lavagem do lava rápido conveniado. Para usar o serviço, o usuário não paga nada. É o estabelecimento conveniado que custeia pagando uma mensalidade.

A participação deles na Feira do Empreendedor do Ceará rendeu bons frutos. Já receberam propostas de expansão do Washer para outras cidades, como São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, o que deve se concretizar em três meses, no máximo, ressalta Davi, acrescentando que planeja levar seu app para Recife e Natal.

Davi e Levi trabalharam 24/7 (24 horas por dia, sete dias por semana) durante três meses nos escritórios de uma aceleradora de startups de Fortaleza. Eles fizeram parte da primeira turma da primeira aceleradora do Ceará, onde receberam assessoria contábil, entre outro tipo de ajuda.

Uma aceleradora é um programa que inclui aporte de capital, orientação e componentes educacionais. De forma bem básica, pode-se dizer que é uma espécie de incubadora. E experiência com incubadora Davi e Levi já tinham. Eles fizeram parte da ACENS, empresa júnior do Curso de Computação da UECE.