Alunos da Uece assumem novo papel na vida e na sociedade

19 de outubro de 2016 - 14:38

alt

“Sim, vocês, hoje, jovens, assumem outro papel na vida. São enfermeiros e enfermeiras. O mercado de trabalho vos espera”. Essa foi uma das mensagens deixadas pela representante do corpo docente, Maria Rocineide Ferreira da Silva, durante solenidade de Colação de Grau para 31 formandos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O evento aconteceu na tarde da última sexta-feira (14), no Campus Itaperi.

alt

Escolhida pela turma para ser a oradora discente, a formanda Liziane da Cruz Braga, lembra como tudo começou. “2012.1, o 1º semestre, as expectativas, o sonho, a universidade. Não sabíamos ao certo o que era ser enfermeiro. (…) Mudamos, amadurecemos (…) e por vezes seguramos a mão um do outro pra levantar ou pra dizer estou aqui com você”.

Diante da provocação, as lembranças de cada um vieram à tona, fazendo com que muitos se emocionassem e até permitissem que algumas lágrimas deslizassem pela pele cuidadosamente bem tratada.

alt

Liziane completa: “Mas o agradecimento vai principalmente aos nossos professores (…). Somos frutos do conhecimento de vocês e vamos levar, aonde nós formos, um pedacinho de cada um”.

alt

O reitor Jackson Sampaio, ao falar do curso de Enfermagem da Uece, lembrou que esse é mais antigo que a própria instituição. “Em 1975 a Uece incorporou seis grandes escolas tradicionais do Ceará. Uma delas, a nossa Escola de Enfermagem. Então, embora a Uece tenha 41 anos, o nosso curso de Enfermagem tem 73. Isso nos mostra, pela data de criação, que esse é o 1º curso superior de formação de Enfermeiros do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país”. Ainda acrescentou que, nesta área, a UECE oferece toda a verticalidade possível da formação, desde o curso técnico de nível médio ao pós-doutorado.

Estiveram também presentes na Colação, os pró-reitores de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza; e de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva; a vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde, Maria de Lourdes Oliveira Otoch; a coordenadora e a vice-coordenadora do curso de Enfermagem, Francisca Gomes Montesuma e Sâmya Coutinho de Oliveira, respectivamente; as professoras Natalia Gondin, Rhanna Emanuela Fonteneles e Danielli Vasconcelos; além de familiares e amigos dos formandos.