Alunos da Uece e professores da prefeitura participam de formação com maestro português

1 de março de 2019 - 10:44

O Auditório Central da Universidade Estadual do Ceará (Uece), campus Itaperi foi cenário para uma tarde de formação necessária para os participantes dos espetáculos de abril, da Orquestra Didática Foco Musical, associação portuguesa de professores de música, a ser realizado no Theatro José de Alencar, no dia 17 de abril. O treinamento foi ministrado pelo professor e maestro português, Miguel Nabais Pernes.

Conforme a professora Edite Colares, do curso de Pedagogia da Uece, antes da apresentação do dia 17 abril, no teatro cearense, foram programadas duas sessões de Formação para participação no espetáculo sinfônico: Os Instrumentos da Orquestra e o Sitio da Amizade, uma Fábula Sinfônica para audição participada, coordenada pelo professor e maestro português, Miguel Nabais Pernes.

O primeiro dia de formação ocorreu na última quarta-feira, 27 de fevereiro, no Auditório Central da Uece, contou com a participação 60 estudantes da Uece, dos cursos de pedagogia e de música e mais 33 professores de Escolas de Ensino Fundamental de Fortaleza.

O segundo dia de formação está programado para o dia 10 de abril, no Laboratório de Interdisciplinaridade e Formação Docente (Life), do Centro de Educação, da Uece, campus Itaperi, na semana que antecede o espetáculo que deverá reunir cerca de 700 pessoas no Theatro José de Alencar, que terão participação ativa em: Os Instrumentos da Orquestra e o Sítio da Amizade

Sobre Miguel Nabais Pernes

Miguel Nabais Pernes é o diretor geral da Foco Musical em Portugal e no Brasil. Acumula as funções de diretor artístico e supervisor pedagógico desde 1996. Para além de toda a atividade profissional ligada à Foco Musical, foi manager de diversas orquestras e agrupamentos de câmara, escreveu artigos no domínio da educação musical para a revista Coisas de Criança, foi revisor científico de literatura musical e orientou formação de professores no domínio da Expressão e Educação Musical em mais de 10 municípios de Portugal.

Foi consultor pedagógico para a educação musical no Departamento de Educação e Juventude do Município de Lisboa, orientando o Programa de Iniciação Musical da cidade.
Mestre em Ensino de Educação Musical do Ensino Básico, pela Escola Superior de Educação de Setúbal e Pós-Graduado em Gestão e Animação de Projetos no Domínio das Atividades de Enriquecimento Curricular, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, frequentou ainda a licenciatura em Ciências Musicais / Musicologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Curso Geral de Educação Musical na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. Frequentou largas dezenas de cursos e conferências no domínio da pedagogia musical e da educação artística em Portugal, Brasil, Espanha, Croácia, Itália e Noruega. Apresentou diversos trabalhos de investigação em pedagogia musical também a nível internacional em Portugal, no Brasil e em Itália.

Dirige a Orquestra dos Brinquedos de Lisboa desde 2014. Enquanto diretor artístico dos Concertos Sinfónicos Participados da Foco Musical foi galardoado com o prémio internacional Young Audiences Music Awards – Public Choice 2015, pela Jeunesses Musicales Internacional.

O evento contou com a presença da professora Inês Martins, docente do curso de música da Uece, demais professores e estudantes.