Alunos da Física da UECE têm trabalho premiado em Congresso Nacional

6 de outubro de 2010 - 15:34 #

A premiação de 12 trabalhos, dos quais um é de autoria dos estudantes do curso de graduação de Física da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Felipe Viana Pimentel e Thiago Aragão Dias, marcou o encerramento do XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia, ocorrido em Belém, Pará, na segunda quinzena de setembro. Foram mais de 200 trabalhos inscritos, abordando seis linhas temáticas. Como prerrogativa do Congresso todos esses trabalhos foram submetidos à área de Variabilidade e Mudanças Climáticas.

O trabalho dos estudantes da Uece tem como título “Paleotemperatura da Superfície do Mar sobre os Oceanos Tropicais: um Ponto de Partida para Reconstruções de Precipitação no Nordeste Brasileiro?” e os seus autores foram orientados pelo Prof. Dr. Alexandre Araújo Costa. Os alunos-autores são bolsistas de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – PIBIC/CNPq.

Na pesquisa do trabalho premiado, Felipe e Thiago utilizaram dados de estimativa de temperatura dos oceanos Pacífico e Atlântico nos últimos 10 mil anos para avaliar as variações do clima no Nordeste Brasileiro nesse período, em função de mudanças na atividade do fenômeno El Niño e nos padrões de dipolo do Atlântico. O trabalho sugere que o clima do Nordeste sofreu grandes alterações, indo de períodos provavelmente mais secos que o atual (como há cerca de 3,5 mil anos atrás) até condições bem mais úmidas do que as de hoje (como no Holoceno Médio, há 6.000 anos).”