Alunos da FAVET/GEPA promovem manhã de prevenção para pequenos animais

19 de abril de 2013 - 14:58 #

A população do bairro Montese ganhou uma manhã de informações, nesta sexta-feira (19/04), sobre as principais medidas adotadas para a prevenção da transmissão de importantes zoonoses, como Raiva, Leishmaniose Visceral Canina, Verminoses Gastrointestinais, Leptospirose e Toxoplasmose. A iniciativa é dos alunos do Grupo de Estudo em Pequenos Animais (GEPA) da Faculdade de Veterinária (FAVET), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com os alunos do curso de Biomedicina da Faculdade Mauricio de Nassau.

Como parte das comemorações dos 50 anos da FAVET, as atividades foram realizadas das 8h às 12h, na Praça da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, na Avenida Professor Gomes de Matos, 1921, com exposição de banners e distribuição de panfletos. A população do Montese se beneficiou com os esclarecimentos sobre o risco de transmissão de tais doenças e recomendações das principais medidas profiláticas aos proprietários de cães e gatos. Os trabalhos foram orientados pelas professoras Annice Aquino Cortez e Ana Karine Melo Leite.

No mesmo evento, uma entidade protetora de animais promoveu uma feira de doação. Na ocasião, os alunos fizeram uma campanha de posse responsável, além de orientar os novos proprietários quanto à importância de vacinação e vermifugação dos animais adotados. A manhã de atividades contou com o patrocínio da AVIPEC, com a distribuição de coleira Scalibor aos animais adotados, e da GUABI doando amostras de ração e brindes. Contou ainda com o apoio do Centro de Zoonoses de Fortaleza, que disponibilizou o médico veterinário Sérgio Franco, realizando, na ocasião, vacinação anti-rábica e exames de leishmaniose.