Alunos da Favet realizam ação de combate ao Aedes aegypti

12 de abril de 2017 - 13:30

Na data em que se comemorou o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, alunos do 6º semestre da Faculdade de Medicina Veterinária (Favet), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizaram, no Campus Itaperi, a ação “Todos da Uece contra o Mosquito”.

Instalação de armadilhas

O evento, orientado pela professora Verônica Campello, consistiu na exposição do mosquito em todas as suas fases, na distribuição de material educativo, e na instalação de armadilhas do tipo ovitrampa e reciclável, em pontos estratégicos do Campus.

alt

“Nosso objetivo para os alunos é fazer com que eles exerçam o papel de cidadão, ajudando o outro a corrigir pequenas distorções, ajudando o outro a ficar alerta em situações que, muitas vezes, até já conhece os riscos, como, por exemplo, no descarte de material. Esses alunos, um dia serão veterinários e também treinarão outras equipes. Isso é um começo. (…) Nosso plano é simples, é fazer com que eles entendam como fazer e passem para a comunidade”, explica Verônica Campello.

alt

O coordenador da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Nélio Batista de Morais, esteve também presente e ressaltou a importância da ação, diante do cenário atual.

“O momento no Brasil, sobretudo, no estado do Ceará e na cidade de Fortaleza, inspira muitos cuidados na saúde, pois estamos com uma transmissibilidade ativa de casos de dengue, febre chikungunya e de zica vírus. O Ceará já representa 1/3 dos casos de febre chikungunya no Brasil. Em 2017, 22 pessoas morreram em Fortaleza, vítimas dessa doença. (…) É preciso combater o mosquito transmissor, precisamos nos conscientizar e eliminar criadouros, eliminar esses focos existentes”, enfatizou Nélio Morais.

alt

Para o aluno Isaac Mourão Xavier, a iniciativa vai ainda além. “Essa integração da Medicina Veterinária com a Medicina Humana é importante porque o médico veterinário é também responsável pela saúde pública. E nossa iniciativa, na disciplina de Doenças Parasitárias e nesse Dia Mundial da Saúde, é justamente para fazer essa integração com a saúde pública, por que não só cuidamos de animais, mas também zelamos pela saúde do homem”.

alt

O evento chamou a atenção de quem passava, alcançando sua finalidade de despertar na comunidade ueceana a importância da conscientização, além de passar para os estudantes de Medicina Veterinária, o valor de compreender, de aprender e de ensinar o papel de cada um como cidadão.

alt

A ação contou com a parceria da Coordenadoria de Promoção e Proteção (COPRON/SESA) e do Nucleo de Controle de Vetores (NUVET/SESA), e com apoio do Núcleo de Controle de Endemias (NUCEN/SMS/PMF) e DTE IV.