Alunos da FAVET fazem mutirão para recuperação da capineira

13 de outubro de 2009 - 10:53 #

Alunos da FAVET fazem mutirão para recuperação da capineira

Um levantamento técnico sobre a situação funcional da produção de alimentos volumosos para a bovinocultura acaba de ser realizado pelo prof. Claudio Cabral Campello do curso de Medicina Veterinária, da Universidade Estadual do ceará (UECE). O resultado foi um avançado processo de degradação. Segundo o prof. Cláudio Cabral, com doutorado nessa área, e que é responsável técnico pelo setor de Bovinocultura da Faculdade de Veterinária (FAVET), se providencias urgentes não fossem tomadas a capineira estaria fadada a desaparecer, acarretando assim, aumento do custo de produção e inviabilizando a exploração de leite na FAVET/UECE. 

Por se tratar de um problema que requer urgência, a primeira etapa do trabalho foi o de recuperação do solo com a coleta de esterco da bovinocultura para adubar a área degradada. Em seguida, foi realizada a retirada das ervas invasoras que impossibilitavam o perfeito desenvolvimento da capineira. 

Para essa atividade de recuperação, o prof. Cláudio Cabral contou com o trabalho dos alunos que compõem o grupo de estudos em bovinocultura. Na ocasião, os estudantes receberam treinamento prático de Inseminação Artificial de Bovinos ministrado por professores da FAVET, em parceria com o Frigorífico Multi-Carnes.

As tarefas desenvolvidas pelos alunos são parte de um planejamento de recuperação da auto-estima e retomada das ações participativas de universitários e professores da Medicina Veterinária. Exemplo semelhante está sendo realizado no setor de Forragicultura e na fazenda Guaiúba.

 

Contato: Diretor da FAVET, prof. Célio Pires Garcia , pelo telefone 3101-9831