Alunos com necessidades especiais apresentam campus de Fátima aos calouros

20 de agosto de 2013 - 17:30

O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizou, pela segunda vez, no dia 14 de agosto, durante a Semana de Integração, uma atividade proposta por estudantes com necessidades especiais para apresentação da estrutura física do CH aos novos alunos de 2013.2.

Enfocando a importância da Universidade na formação dos alunos e a gestão da aprendizagem na diversidade, o CH e a UECE entendem que a presença de alunos com necessidades especiais representa um avanço na democratização do ensino e na política de inclusão social, também um desafio para que a universidade possa se organizar, nas dimensões psicossocial, pedagógica e infraestrutural.

A atividade constou em vendar seis calouros, que foram guiados pelo campus, por alunos veteranos com deficiência visual. Os demais alunos seguiram atrás conhecendo e (re)conhecendo o espaço. De acordo com a diretora do CH, Letícia Adriana, a proposta tem como objetivo a integração entre os novatos e veteranos, por meio de uma estratégia diferenciada. O aluno sem deficiência visual precisa ter a experiência da deficiência para compreender, intelectual e afetivamente, os obstáculos que os deficientes enfrentam cotidianamente.

Após o passeio pelo campus, a orientadora da Célula de Integração dos Programas e Ações Temáticas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência, da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas do Gabinete do Governador, Isabele Oliveira Cavalcante Pordeus, proferiu a palestra com o tema Políticas Públicas para Idosos e Pessoas com Necessidades Especiais.

Participaram ainda da organização da atividade, a professora Vera Lúcia Santiago, os alunos Geovânio Ferreira da Silva, Jamile Azevedo e Celso André Nóbrega da Costa.